Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro

Em setembro de 2013, o Itaú Cultural sediou o Encontros de Cinema, evento que discutiu os processos de criação, o fazer cinema e as...

Publicado em 18/06/2015

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

Em setembro de 2013, o Itaú Cultural sediou o Encontros de Cinema, evento que discutiu os processos de criação, o fazer cinema e as tendências contemporâneas na área. Com consultoria de Ismail Xavier e José Geraldo Couto, a programação de quatro dias reuniu roteiristas, diretores de fotografia, distribuidores, pesquisadores, produtores e realizadores.

Como 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro, reunimos os depoimentos de alguns dos participantes do Encontros de Cinema para você ver ou rever.

O roteirista e cineasta pernambucano Hilton Lacerda, diretor do premiado Tatuagem (2013), fala sobre cinefilia e suas influências cinematográficas.

A diretora e roteirista Anna Muylaert fala sobre o que a levou ao cinema, quem lhe interessa no cinema atual, os traços comuns em seus filmes, as influências, o método e o processo de trabalho e sobre os problemas do cinema brasileiro.

O cineasta Carlos Nader fala sobre sua relação com a leitura e sobre sua trajetória no cinema.

A produtora Sara Silveira fala sobre sua trajetória, sua relação com o assistir a filmes, a fundação de sua produtora – a Dezenove Som e Imagens –, os primeiros filmes e os problemas do cinema brasileiro atual.

O diretor Sérgio Borges, de O Céu sobre os Ombros (2010), fala como se interessou por cinema e de sua vivência cinéfila.

Leia também:
“O futuro do cinema nacional”, por Francisco Alembert, na Revista Observatório Itaú Cultural nº 13.

Compartilhe