Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

25 de julho, Dia do Escritor

Há 55 anos, 25 de julho passou a ser considerado o Dia Nacional do Escritor. A data foi instituída por João Peregrino Júnior, então...

Publicado em 24/07/2015

Atualizado às 10:13 de 03/08/2018

Há 55 anos, 25 de julho passou a ser considerado o Dia Nacional do Escritor. A data foi instituída por João Peregrino Júnior, então presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), e por Jorge Amado, vice-presidente, por meio de decreto governamental.

A UBE, a mais antiga associação de escritores do Brasil, estabeleceu a data logo após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro. Desde sua fundação, em 1958, ela já teve mais de 3.700 associados de todos os estados brasileiros.

Para celebrar a data, selecionamos conteúdos em vídeo, áudio e texto, ressaltando a importância dada pelo Itaú Cultural à literatura e a todos os escritores que já integraram nossa programação.

Andréa del Fuego, Cristóvão Tezza, Adriana Lunardi, José Eduardo Gonçalves e Ivana Arruda Leite falam dos caminhos do escritor, em participação no Jogo de Ideias, em 2009.

Paulo Ribeiro, em participação na série Encontros de Interrogação, em 2004, no Instituto Itaú Cultural, fala de sua trajetória na literatura.

Eliane Brum fala da relação entre seu trabalho como repórter e sua obra ficcional. Depoimento gravado em maio de 2015, no Itaú Cultural.

Série Escritor-Leitor
Programas de rádio com 19 escritores, em que eles contam quais os personagens da literatura mais os influenciaram e relatam como criam e desenvolvem suas figuras ficcionais. Leituras de trechos de obras escolhidas pelo convidado completam a programação.

No projeto Memórias Capitais, o escritor Milton Hatoum, que vive em São Paulo desde 1998, relembra a infância e a adolescência vividas em Manaus, sua cidade natal.

“O escritor é um fazedor de viagens”, disse Mia Couto em entrevista à Continuum. Leia aqui.

Compartilhe