Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Exibição do filme Meu Único Amor terá acompanhamento musical da Orquestra Sinfônica Heliópolis e regência do maestro David Michael Frank

Publicado em 30/09/2015

Atualizado às 10:16 de 03/08/2018

A 39a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro, realiza uma sessão especial na plateia externa do Auditório Ibirapuera no dia 31 de outubro, às 20h. Na ocasião, o público irá assistir à cópia restaurada do filme Meu Único Amor (My Best Girl, de Sam Taylor, lançado em 1927) com acompanhamento musical ao vivo da Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob regência do maestro David Michael Frank.

Baseada em uma história da escritora americana Kathleen Norris, a comédia romântica traz a atriz e produtora Mary Pickford no papel de Maggie, uma jovem que se divide entre o trabalho em uma loja e os cuidados com a família. Quando conhece Joe (Charles “Buddy” Rodgers), novo funcionário de seu departamento, se apaixona sem saber que ele é, na verdade, filho do dono da loja. O rapaz começa a trabalhar por imposição do pai e é desafiado por ele a conseguir uma promoção na empresa por mérito – sem fazer uso do sobrenome – em troca de anunciar seu noivado com uma socialite.

A película, um dos maiores sucessos da carreira de Mary Pickford, foi a despedida da atriz do cinema mudo (do qual foi uma das principais estrelas) e, também, a primeira parceria dela com o diretor Sam Taylor, com quem faria a maior parte de seus filmes falados. Em 1999, a Fundação Mary Pickford pediu ao compositor americano David Michael Frank que criasse uma trilha sonora original para Meu Único Amor; a qual foi apresentada pela Orquestra de Câmera de Los Angeles. É essa nova leitura que será mostrada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Heliópolis durante a exibição do filme no Auditório.

Veja abaixo minibiografias do elenco do filme e da orquestra. Conheça também o ciclo de debates Brasil e Países Nórdicos, organizado pela mostra, com três mesas ao longo do dia 28 de outubro, no Itaú Cultural, em São Paulo. Participam profissionais do Brasil, da Dinamarca, da Finlândia, da Islândia, da Noruega e da Suécia, que discutem as novas possibilidades de coprodução, além de estratégias para a distribuição, a exibição e a venda no cinema independente. Saiba mais aqui.

Mary Pickford

Nascida em Toronto, no Canadá, em 1892, começou a atuar quando criança, depois da morte do pai, para ajudar a sustentar a mãe e dois irmãos. Estreou no cinema em 1909 e, conforme ganhou popularidade, negociou aumentos de salário e novos contratos. Um deles, assinado em 1916 com Adolph Zukor, deu a Pickford o poder de escolher seus projetos, bem como os roteiristas e os diretores com quem trabalharia. No mesmo ano, ela formou a própria produtora, a Mary Pickford Film Corporation. Em 1919, foi uma das fundadoras do United Artists, primeiro estúdio comandado por artistas. Ao seu lado estavam D.W. Griffith, Charlie Chaplin e Douglas Fairbanks, seu segundo marido, com quem formou um dos casais mais poderosos da história de Hollywood. Na era do cinema falado, Pickford ganhou um Oscar por Coquete (1929), mas encerrou a carreira em 1933, com Segredos. Décadas depois, em 1976, recebeu um Oscar pelo conjunto da obra. A atriz é lembrada, ainda, como pioneira do movimento pela preservação de obras cinematográficas.

Sam Taylor

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, em 1895, começou a carreira como roteirista e estreou na direção com o longa-metragem The Mohican’s Daughter (1922). Com o ator Harold Lloyd, fez os filmes O Homem Mosca (1923), Por que se Preocupar? (1923), O Maricas (1924), Sogra Fantasma (1924), O Calouro (1925), O Milionário Gaiato(1926) e O Testa de Ferro (1934). Também é conhecido pela parceria com a atriz Mary Pickford, a quem dirigiu em Meu Único Amor (1927), A Mulher Domada (1929) e Kiki(1931). Seu último filme foi Os Cozinheiros do Rei (1944).

David Michael Frank

Nascido e criado em Baltimore, nos Estados Unidos, Frank estudou piano e composição no Conservatório de Música Peabody. Depois de mais estudos em Paris e de se formar na Universidade de Northwestern, no estado americano de Illinois, mudou-se para Nova York e regeu musicais da Broadway. Em mais de 35 anos de carreira, escreveu trilhas para dezenas de filmes e séries e recebeu quatro indicações ao Emmy. Entre seus trabalhos estão O Gladiador das Ruas (1986), telefilme de Abel Ferrara, Nico – Acima da Lei(1988), de Andrew Davis, Relação Indecente (1992), de Katt Shea, e Mary Pickford: the Muse of the Movies (2008), documentário de Nicholas Eliopoulos.

Orquestra Sinfônica Heliópolis

A Orquestra Sinfônica Heliópolis, de São Paulo, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados do Instituto Baccarelli, provenientes tanto da comunidade de Heliópolis como de outras regiões. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artístico e regente titular e com Zubin Mehta como patrono. O grupo já foi regido por maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Zubin Mehta e acompanhado de solistas como Julian Rachlin, Erik Schumann, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean Louis Steuerman e Antonio Meneses, além de artistas populares como João Bosco, Toquinho, Luiz Melodia e Paula Lima. Apresentou-se em importantes palcos – Sala São Paulo, teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), por exemplo –, além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn, Alemanha), o concerto para o papa Bento XVI na Catedral da Sé, em São Paulo, e o Rock in Rio, ao lado do músico Mike Patton.

39a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Meu Único Amor
sábado 31 de outubro
às 20h

[duração aproximada: 120 minutos]
[livre para todos os públicos]
plateia externa

Gratuito

Compartilhe