Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Escola Paulista de Fotografia

A exposição Moderna para Sempre no Itaú Cultural apresenta uma coleção de fotografias modernistas, com destaque para a produção da...

Publicado em 21/02/2014

Atualizado às 17:33 de 20/12/2018

A exposição Moderna para Sempre no Itaú Cultural apresenta uma coleção de fotografias modernistas, com destaque para a produção da chamada Escola Paulista de Fotografia - nome dado ao conjunto de fotografias produzidas pelos integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante de São Paulo. O grupo, cujos integrantes já possuíam uma profissão e se dedicavam à fotografia como uma atividade paralela, organizava saídas, exposições e concursos de fotografia. Como escreve Helouise Costa, em Escola Paulista de Fotografia – uma vanguarda possível?,  “o ano de 1950 marca o momento em que inúmeros fotógrafos passam a buscar a afirmação da fotografia como meio de expressão autônomo.”

O pensamento da época girava em torno de uma política de desenvolvimento urbano e industrial do país e do progresso material da sociedade. Isso era refletido na fotografia da Escola Paulista, tanto nos aspectos temáticos como o enquadramento da paisagem urbana moderna, quanto na busca da manipulação das técnicas fotográficas que levavam à experimentação pura. “(...) A Escola Paulista inaugurou, por obra da vontade indômita do fotógrafo moderno, uma cidade sem passado, fragmentária, vislumbrada por meio de ângulos excêntricos que dificultam, ou mesmo impossibilitam o reconhecimento dos lugares registrados”, destaca Helouise Costa.

Como exemplo, observe como nas duas fotografias a seguir o enquadramento é fechado formando composições com linhas e com o efeito de claro-escuro. O mais importante não é o registro de um determinado local, mas a criação a partir da observação dos detalhes da cidade.

André Carneiro - Trilhos, 1950

Paulo Pires - Sinfonia Industrial, 1975

Você já fez uma saída fotográfica com seus alunos?

Experimente criar diferentes  composições  observando padrões e detalhes na arquitetura cidade.

Uma opção para substituir a câmera é utilizar uma moldura e desenhar o que você vê.

Veja mais sugestões de atividades no Material Educativo da exposição.


Referência:

COSTA, Helouise. “Escola Paulista de Fotografia – uma vanguarda possível?”.

http://www.iar.unicamp.br/dap/vanguarda/artigos_pdf/helouise_costa.pdf

Compartilhe