Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Abertura – Estéticas da Periferia

Abertura da quarta edição do evento terá apresentação do espetáculo Favela

Publicado em 06/08/2014

Atualizado às 20:57 de 02/08/2018

Em sua quarta edição, o Estéticas da Periferia será aberto no Auditório Ibirapuera, com apresentação do espetáculo Favela. Neste ano, o evento acontece de 26 a 31 de agosto e terá 30 atrações espalhadas por 20 espaços culturais de São Paulo.

Unindo o universo da escritora Carolina Maria de Jesus com o do dramaturgo Abdias do Nascimento – homenageados desta edição –, Favela conta a trajetória e a importância desses dois artistas para a luta e a valorização dos indivíduos negros. O espetáculo foi montado a partir do repertório de quatro companhias de teatro (Os Crespos, Capulanas Cia. de Arte Negra, Coletivo Negro e Grupo Clariô de Teatro), de músicos e de poetas. Com base no discurso de Carolina Maria de Jesus, os grupos criaram uma ponte para a realidade da periferia nos dias de hoje.

Além de integrar o elenco da peça que marca o início do evento, as companhias compõem a Mostra de Teatro Negro, com apresentações ao longo do encontro, problematizando questões relacionadas à temática da negritude no país.

Os grupos

Os Crespos são um coletivo teatral de pesquisa cênica e audiovisual, debates e intervenções públicas, composto de atores negros. Nasceu na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e está em atividade desde 2005.

Criado em 2008, o Coletivo Negro parte do estudo da arte teatral e de sua relação histórica com as vertentes da cultura negra brasileira. É composto de artistas da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André e da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP.

O Grupo Clariô de Teatro é um coletivo de arte criado em 2002. A sede do grupo, mantida desde 2005, fica em Taboão da Serra, na periferia da região metropolitana de São Paulo.

A Capulanas Cia. de Arte Negra nasceu da vontade de dialogar com a sociedade sobre as descobertas, os anseios e as percepções da mulher negra. Em 2012, integrantes do coletivo viajaram para Moçambique, onde realizaram o intercâmbio Pé no Quintal de Moçambique.

A parte musical de Favela é comandada por Aláfia, grupo que começou em 2011 no Bar B, centro de São Paulo. Integram a banda Eduardo Brechó (voz e guitarra), Jairo Pereira (voz), Xênia França (voz), Lucas Cirillo (gaita, backing vocals), Alysson Bruno (percussão), Pipo Pegoraro (guitarra, backing vocals), Felipe Gomes (bateria), Gil Duarte (trombone e flauta) e Fernando TRZ (teclados). O encontro dessas pessoas – que têm muitas coisas em comum, entre elas a ancestralidade afro-brasileira – virou disco em 2013.

Confira toda a programação do evento aqui.

 

Abertura – Estéticas da Periferia
terça 26 de agosto de 2014
às 20h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [os ingressos serão distribuídos uma hora e meia antes da apresentação]
[livre para todos os públicos]

Compartilhe