Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Acampamento Provisório I

Cia. Teatral Ueinzz apresenta trabalho inspirado na obra do poeta e pedagogo Fernand Deligny

Publicado em 25/09/2015

Atualizado às 10:16 de 03/08/2018

Entre os dias 1o e 4 de outubro, a Cia. Teatral Ueinzz ocupa o Itaú Cultural com Acampamento Provisório I, zona de experimentação temporária e aberta ao público. Dela fazem parte uma exposição, performances, exibição de filmes, conferências, oficinas e lançamento de livro.

Todas as ações são inspiradas na obra do poeta e pedagogo nascido na França Fernand Deligny (1913-1996). O pesquisador produzia mapas que indicavam as chamadas linhas de errância, que registram a movimentação da criança autista e a relação dela com o mundo.
As performances do grupo acontecem nos dias 3 e 4 de outubro. O cenário é composto de desenhos, roteiros, fotos, anotações e partituras feitas pelos participantes da companhia Ueinzz em ensaios, encontros, rotinas e viagens. A apresentação tem como mote o fato de o mundo não ter lugar para todas as pessoas. Um pequeno grupo decide então sair em uma nave em busca de outros planetas. O espaço fica em exposição para receber a visita do público entre os dias 1o e 4 do mesmo mês.

Nos dias 1o e 2 serão exibidos quatro documentários que tratam do dia a dia de crianças autistas e que se tornaram referência para o processo de criação da companhia. Em 1o e 3 de outubro, duas conferências propõem uma reflexão sobre o trabalho realizado por Deligny. Sandra Alvarez de Toledo – fundadora da editora L’Arachnéen, que publicou a obra do teórico – comanda as discussões do primeiro dia. Já no dia 3, o professor da Universidade Paris 8 Morlon Miguel, com Noelle Resende – coordenadora do grupo de pesquisa Saúde Mental e Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) –, realiza outro encontro também pautado nas descobertas e nos métodos de Deligny.

No último dia  do evento em outubro (4), Sandra Alvarez Toledo propõe uma oficina baseada nos mapas realizados pelo educador. A partir deles, o público é estimulado a se questionar sobre suas ações cotidianas em sociedade e sobre o estatuto desses mapas – deveriam ser eles considerados material terapêutico ou obras de arte?

No mesmo dia acontece o lançamento de O Aracniano e Outros Textos, do próprio Fernand Deligny. O livro é uma coletânea de ensaios nos quais, com base em sua experiência, o pesquisador pensa sobre o viver em rede, isto é, sobre formas de respeitar um modo de vida singular, sem nenhuma intenção de normalização ou cura, sem interpretação nem interpelação. O livro traz também um conjunto de fotografias e uma série de mapas, inseparáveis de sua prática.

Acampamento Provisório I

quinta 1 a domingo 4 de outubro de 2015
Piso -2
Gratuito

Compartilhe