Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Acervo e curadoria – Ocupação Antonio Candido

A designer e editora Laura Escorel divide a curadoria da Ocupação Antonio Candido com o Itaú Cultural

Publicado em 12/07/2018

Atualizado às 11:48 de 03/08/2018

Designer e editora, Laura Escorel divide a curadoria da Ocupação Antonio Candido com o Itaú Cultural. É neta do homenageado e organizadora de seus pertences. Neste vídeo, ela fala sobre a doação, por parte da família, do acervo de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), iniciativa que conta com o apoio do Itaú Cultural.

Laura comenta características desse conjunto, que reúne aproximadamente 5 mil fotografias (de antepassados, em sua maior parte), além dos elementos textuais e museológicos. Outro ponto abordado é a importância em promover acesso público ao material de estudo e escrita dos dois intelectuais, movimento que começa com a feitura desta Ocupação. 

Neste 2018, quando completaria 100 anos, o crítico literário, sociólogo e professor Antonio Candido é o homenageado da 40ª edição do programa Ocupação, com a curadoria do Itaú Cultural e de Laura Escorel. O evento na sede do instituto, em São Paulo/SP, tem entrada gratuita e inclui uma exposição (de 23 de maio a 12 de agosto de 2018) e um colóquio internacional (de 23 a 25 de maio), além de lançar uma publicação e um hotsite.

Depoimento gravado em março e abril de 2018, em São Paulo.

Saiba mais sobre a Ocupação Antonio Candido.

Leia o verbete sobre o professor na Enciclopédia Itaú Cultural.

 

Compartilhe