Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Acervo Lucio Costa

Casa de Lucio Costa Recuperação, organização e divulgação de acervo Rio de Janeiro/RJ Lucio Costa (1902-1998) foi um arquiteto cuja...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Casa de Lucio Costa
Recuperação, organização e divulgação de acervo
Rio de Janeiro/RJ

Lucio Costa (1902-1998) foi um arquiteto cuja atuação determinou os caminhos da arquitetura moderna brasileira.

Este trabalho, executado pela Casa de Lucio Costa, no Rio de Janeiro, inclui digitalização, identificação, classificação, transcrição, higienização, restauro e acondicionamento de manuscritos, desenhos e croquis, entre outros documentos deixados por Costa. São papéis que ficaram no apartamento onde o arquiteto morou no bairro carioca do Leblon, de 1940 até o ano de sua morte.

Responsável pela reformulação do curso de arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde foi professor de Oscar Niemeyer, com quem dividiria diversos projetos, o criador do plano piloto de Brasília tinha múltiplos interesses artísticos. E também o hábito de não jogar papéis fora. Deixava qualquer observação, pensamento ou ideia escorregar pela ponta do lápis na forma de registro rápido. Eis então a riqueza do acervo, espécie de reserva de memória da história da arquitetura brasileira que pode ser acessada no site casadeluciocosta.org.

 Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe