Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aláfia

O grupo lança seu segundo disco, Corpura

Publicado em 01/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

A banda paulistana Aláfia – formada por Xênia França (voz), Jairo Pereira (voz), Eduardo Brechó (voz, guitarra e percussão), Fabio Leandro (teclado e vocoder), Alysson Bruno (percussão), Filipe Gomes (bateria), Gabriel Catanzaro (baixo), Gil Duarte (flauta e trombone), Lucas Cirillo (gaita), Pipo Pegoraro (guitarra) e Victor Eduardo (percussão) – faz show de lançamento do segundo disco de sua carreira, intitulado Corpura.

Durante a apresentação, que conta com a participação especial de Ialorixá Neide Ribeiro, Tássia Reis, Raphão Alaafin, Projeto Coisa Fina e Vinícius Chagas, entre outros nomes, o grupo mostra as 11 canções que compõem o novo trabalho, como “Salve Geral” e “Blacksmith”, e que homenageiam 11 orixás, além de algumas composições do primeiro álbum de sua carreira, Aláfia, lançado em 2013.

Eduardo Brechó explica que, nos dois discos da banda, o processo e a relação com a matriz africana são semelhantes no que diz respeito ao alicerce conceitual, já que sempre se baseiam em células e claves tradicionais para construir a música. Ele diz também que ambos os trabalhos foram elaborados a partir da visão de mundo recebida pelos integrantes da vivência nos terreiros e do culto aos ancestrais/orixás.

Contudo, enquanto Corpura “está mais voltado para o funk, tendo o candomblé e a dimensão afro-brasileira como base, o primeiro disco é bastante baseado em padrões rítmicos e instrumentos típicos do oeste da África”, conta Eduardo. “Naturalmente, a sonoridade e a mensagem de Corpura são mais concisas, por termos nos aprofundado e amadurecido em nosso próprio jeito de fazer música, estabelecendo como meta não desassociar os discursos verbais e musicais em nenhuma instância.”

A palavra aláfia, de origem iorubá e que significa “caminhos abertos”, reflete bem o espírito dessa grande banda, que se formou em 2011 e, além do compromisso com a ancestralidade, procura mostrar em seus trabalhos a necessidade do diálogo sobre a realidade cultural e social do país.

“O espírito do grupo se manifesta em nosso trabalho, na nossa ‘corpura’. Somos dispostos a trocar e somos muito gratos ao que temos vivido nesse pouco tempo de banda, aprendendo e somando com vários parceiros e parceiras que aparecem e acompanham nossa trajetória”, diz Eduardo. “O nosso caminho só se abre se caminharmos e, de fato, estamos caminhando juntos com vários outros coletivos. Cada passo é fundamental para o horizonte que vislumbramos.”

Aláfia
domingo 20 de setembro de 2015
às 19h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] 

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 2330 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
quinta das 11h às 20h
sexta e sábado das 11h às 22h
domingo das 11h às 20h

Compartilhe