Formado em direito, Aloisio Magalhães atuou como designer gráfico e no universo artístico. Começou a carreira com pinturas que transitavam entre a representação de paisagens e a busca por elementos formais, sempre presentes em sua trajetória.

Suas produções plásticas e gráficas possuem uma fronteira tênue entre si. O experimentalismo sempre permeou sua produção por meio das artes plásticas e gráficas.

Nas artes plásticas, com as pinturas na década de 1950, é possível notar as construções formais para dar visão a paisagens nordestinas. Mesmo tendo preocupação com as formas, a paisagem, por sua vez, é mais significativa. Mais tarde, na década de 1970 – ao começar a usar a fotografia em seu trabalho – o que se percebe primeiro são as formas e depois os motivos. Essa série ganhou o nome de Cartemas.

Segundo o filólogo Antonio Houaiss, os “cartemas” são múltiplos utilizando cartões-postais, que consistiam em rebatimentos e espelhamentos somados à escolha criteriosa da justaposição entre eles. Esses mesmos critérios de construção aparecem em outra série de litogravuras inspiradas no trabalho do desenhista e gravador Maurits Cornelis Escher.

Você já experimentou justapor cartões-postais ou outras imagens para crias novas tensões ou estranhamentos?