Ana Mae Barbosa (Rio de Janeiro, 1936) está na gênese da arte-educação brasileira e conjuga em sua trajetória os verbos aprender e ensinar em todos os seus modos e tempos. Professora aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), desenvolveu, influenciada pelo educador Paulo Freire (1921-1997), o que chamou de abordagem triangular para o ensino de artes, concepção sustentada sobre a contextualização histórica, a apreciação da obra e o fazer artístico. Acumula diversos prêmios e mais de uma dezena de livros que são referência para a arte-educação contemporânea.

Primeira mulher de sua família a frequentar um curso superior, Ana Mae Barbosa fala sobre sua trajetória profissional e relembra o momento em que percebeu a educação como uma força libertadora. Para ela, aprender é um processo contínuo e interminável.

O Prêmio Itaú Cultural 30 Anos faz parte das comemorações das três décadas do instituto. Reconhece dez pessoas ou coletivos que atuaram de forma relevante e sinérgica, intervindo significativamente na vida artística e cultural do país nesse período. Os contemplados foram divididos em cinco categorias que dialogam com programas fundamentais do Itaú Cultural: Aprender – Ana Mae Barbosa e Mestre Meia-Noite; Criar – Lia Rodrigues e Véio; Experimentar – Hermeto Pascoal e Teatro da Vertigem; Inspirar – Eliana Sousa Silva e Niède Guidon; e Mobilizar – Davi Kopenawa e Sueli Carneiro.

Saiba mais sobre o Prêmio Itaú Cultural 30 Anos.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola
Direção, captação e edição: Bela Baderna (terceirizado)
Roteiro: Paula Stuzan (terceirizada)
Pesquisa: Adriana Yanez e Heverton Lima (terceirizados)
Som direto: Tomás Franco (terceirizado)