lista alfabética
busca

 
       
 
 
  biografia
cronologia
trabalhos públicados
fontes de pesquisa

    espetáculos

    sugestões

 

 
Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro
Brandão, Tania (1952)

Biografia
Tania Brandão da Silva (Rio de Janeiro RJ 1952). Teórica, crítica, ensaísta e professora. Com continuada carreira acadêmica, Tania Brandão leva para a pesquisa historiográfica em teatro os métodos criados e utilizados pelos estudiosos da história, tendo como foco e recorte fundamental o período do teatro brasileiro moderno.

Graduada em história e com licenciatura plena pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, em 1974, conclui, na mesma instituição, especialização em estética, em 1982, e doutorado em história social, em 1998. É premiada em 1977 e 1979, no concurso de monografias da Funarte, com trabalhos sobre Martins Pena e sobre o Teatro Oficina, publicados pela fundação.

Na década de 1980, exerce a função de crítica teatral nas revistas IstoÉ e Fatos e nos jornais Última Hora e O Globo. Leciona teoria e história teatral na Escola Martins Pena.

Na década de 1990, organiza, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB, o ciclo de palestras O Teatro Através da História, publicado em 1994. Integra o corpo docente do Departamento de Teoria Teatral da Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio, em que desenvolve o projeto de pesquisa Teatro Brasileiro e a Invenção do Moderno, que realiza, entre outros, estudos sobre a Teatro Maria Della Costa - TMDC, a atriz Itália Fausta, o Teatro de Revista e o Teatro Moderno no Rio de Janeiro. Organiza uma Bibliografia do teatro brasileiro no século XX, publicada nos cadernos de pesquisa da Uni-Rio, em 1996. Em 1998, publica um estudo sobre o teatro português no Brasil, na revista do Real Gabinete Português de Leitura.

Em 2001, volta a assinar uma coluna de teatro, no Jornal do Comércio. No mesmo ano, publica O Teatro Brasileiro do Século XX - as oscilações vertiginosas, na revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Em 2002, publica A Máquina de Repetir e a Fábrica de Estrelas: Teatro dos Sete, uma pesquisa sobre o histórico desta companhia.



Atualizado em 21/09/2009