lista alfabética
busca

 
       
 
 
  biografia
cronologia
fontes de pesquisa

    espetáculos

    sugestões

 

 
Enciclopédia Itaú Cultural de Teatro
Luiz, Macksen (1945)

Biografia

Macksen Luiz do Rosário Filho (Rio de Janeiro RJ 1945). Crítico. Único especialista em teatro do Jornal do Brasil por mais de duas décadas e o crítico mais longevo em um mesmo veículo de comunicação no Rio de Janeiro.

Em 1968, forma-se na Escola de Sociologia e Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ. Em 1974, inicia como crítico teatral na Opinião, revista em que permanece por três anos. Em 1977, passa a escrever para a revista IstoÉ. Desde 1982, trabalha para o Jornal do Brasil, no cargo que havia sido ocupado por vinte anos pelo crítico Yan Michalski.

É colaborador da revista Bravo On Line. Integra o corpo de jurados do Prêmio Governador do Estado, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, em 2001. Atua como júri do Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte, edição 2003, e faz parte da curadoria do Festival de Curitiba em 2004. Participa da comissão encarregada de selecionar textos de Yan Michalski publicados no Jornal do Brasil, para integrar o livro Reflexões sobre Teatro Brasileiro no Século XX, editado pela Funarte, em 2005.

As críticas de jornal são, além das teses dentro das universidades, um dos poucos registros analíticos que permitem aos pesquisadores buscarem informações sobre espetáculos realizados no passado. No Rio de Janeiro, em que ainda há poucas publicações editoriais voltadas para as realizações cênicas, as críticas de Macksen Luiz são um suporte valioso para a recuperação dos espetáculos que marcaram a cena carioca.



Atualizado em 30/03/2009