Abre janela com ajuda
 




Carlos Zilio
Biografia Filmografia Critica Referencias

Artista, professor e historiador da arte, Carlos Augusto da Silva Zilio ( Rio de Janeiro RJ 1944) estuda artes desde criança. No Instituto Nacional de Belas Artes é aluno de Iberê Camargo. Dedica-se na década de 60 a trabalhos em que conjuga forte conotação crítica à ditadura militar e ao capitalismo, à linguagem experimental das neovanguardas daquela década.

Em 1966 participa da mostra Opinião 66. Em 1967, da 9ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1973, forma-se em psicologia. Na década de 70 desenvolve atividade política contra a ditadura militar. Participa em 1975 do corpo editorial da revista Malasartes, com Ronaldo Brito, Tunga, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, José Resende, Paulo Sérgio Duarte e outros artistas e críticos.

Muda-se em 1977 para Paris, onde defende tese de doutorado em arte pela Universidade de Paris VIII, em 1980. Neste ano retorna ao Brasil, dando uma virada na sua produção artística que passa a se aproximar de uma pintura mais gestual, que dialoga com certas tendências do expresionismo abstrato e do pós-minimalismo. É nesse período que inicia também produtiva carreira universitária, como professor primeiro da PUC/RJ e depois da UFRJ. Edita também a revista Gávea, de ensaios sobre arte. Em 1997 participa do Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM/SP. Em 2000, o Centro Hélio Oiticica realiza importante exposição do seu trabalho com pinturas e desenhos. Em 2001 monta individual em uma das galerias do Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo. Hoje o artista vive no Rio de Janeiro e trabalha como pintor e professor da UFRJ.

 

1974 - Rio de Janeiro RJ - Mamãe eu fiz um Super 8 nas calças






 VER TAMBÉM ____________

Filme
seta Mamãe eu fiz um Super 8 nas calças
 
  Copyright © Instituto Itaú Cultural