Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aquecimento para a Banca de Quadrinistas | Ramon Vitral e Raquel Vitorelo

Ramon Vitral e Raquel Vitorelo são convidados da terceira edição da Banca de Quadrinistas e expõe...

Publicado em 11/09/2018

Atualizado às 14:51 de 11/09/2018

Ramon Vitral e Raquel Vitorelo são convidados da terceira edição da Banca de Quadrinistas e expõem seus trabalhos no evento nos dias 22 e 23 de setembro.

Ramon Vitral é jornalista e editor do blog Vitralizado. Desde 2017 edita a Série Postal, uma coleção de HQs em formato de cartões-postais com trabalhos assinados por quadrinistas brasileiros de diferentes estilos e gerações. ​Raquel Vitorelo trabalha com ilustração, design e animação, e é atualmente mestranda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde pesquisa quadrinhos experimentais e resistência política.

Como aquecimento para a Banca, os convidados escolheram parte de seus trabalhos para publicação no site e comentaram a escolha. Ramon Vitral, editor da Série Postal, enviou alguns dos postais publicados – um deles assinado por Raquel, que participa da Banca a seu lado. Confira abaixo:

Por que você escolheu essa (ou essas) história(s)?
O meu envolvimento na Série Postal é no papel de editor e criador do projeto. Coube a mim convidar os autores e conversar com eles sobre o desenvolvimento dos trabalhos. Meu critério para a escolha dos que participam da coleção foi: artistas jovens, com trabalhos de vanguarda, e que já tenham publicado obras que investiram de alguma forma em aspectos singulares da linguagem dos quadrinhos. Feito o convite, coube a eles desenvolver as histórias de cada HQ. Os postais acabaram com tramas muito distintas e é difícil encontrar um padrão. O que há de mais semelhante acaba sendo o empenho de todos os autores em ousar e experimentar dentro de um espaço tão restrito quanto o de um postal.

Pode falar sobre o processo de criação?
O processo de produção de cada postal teve início com o convite aos autores. O pedido feito a eles foi: a concepção de uma história com início, meio e fim no espaço de um cartão-postal de proporções 10x15cm. Cada autor teve dois meses para desenvolver seu trabalho, e paralelamente era desenvolvido o projeto dos versos dos postais. Ao longo desse período, a dinâmica com cada autor variou bastante também. Alguns buscaram diálogo comigo, o editor do projeto, e outros seguiram produzindo sozinhos. As artes foram todas entregues dentro do prazo estabelecido, editadas e diagramadas no formato do postal e enviadas para gráfica. As cinco edições começaram a ser lançadas mensalmente em março de 2018 e a cada mês o site do projeto (https://seriepostal.tumblr.com/) compartilha depoimentos dos autores envolvidos sobre a produção de seus trabalhos.

Compartilhe