Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Araraquara recebe workshop de Artes Visuais

Workshop do Rumos Artes Visuais 2011/2013 teve foco em profissionais do setor artístico como pesquisadores, estudantes, artistas e...

Publicado em 30/05/2012

Atualizado às 10:58 de 04/09/2017

De 29 a 31 de maio (terça a quinta-feira), Araraquara recebe o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte. Gratuitos, os minicursos de três dias são realizados no Palacete das Rosas, das 15h às 19h, e tem foco em profissionais do setor artístico como pesquisadores, estudantes, artistas e galeristas. Os interessados em uma das 25 vagas disponíveis, devem se inscrever a partir do dia 13 pelo e-mail casadacultura@tec.com.br ou pelo telefone (16) 3333-1159.

O workshop dividido em módulos será ministrado pelo curador catarinense Franzoi, que concluiu o curso Educação Artística, pela Univille (1991) e a pós-graduação A Função Social da Arte: Arte e Sociedade, pela ECA/USP e Univille (1993). O artista atua na área do teatro como ator, cenógrafo, figurinista, e diretor teatral. Além de ser professor em cursos de História, Design, Pedagogia e Artes Visuais, também realiza curadorias em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Atualmente coordena o Museu de Arte de Joinville Fundação Cultural de Joinville.

Arte Aqui, módulo de abertura, no dia 29 de maio (terça-feira), debate a produção artística local. A partir de um mapeamento na cidade serão identificados artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas. Com esse resultado, os participantes buscarão compreender as dinâmicas de desenvolvimento do segmento em contexto nacional e discutirão estratégias para o agenciamento regional.

No segundo dia, 30(quarta-feira), em Arte Hoje o tema gira em torno de interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea, buscando paralelos com o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Encerrando a série, no dia seguinte, 31 (quinta-feira), Arte, Cultura e Pensamento Crítico procura localizar a produção artística com foco em áreas da cultura mais amplamente desenvolvidas como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras. Seguindo bibliografia indicada, discute pontos relevantes da produção em arte contemporânea, de modo a promover o pensamento crítico sobre a arte produzida no local.

Workshops
O Itaú Cultural promove o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte com o objetivo de contribuir para a articulação e aprofundamento do cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Até o final de 2012, terão sido realizados cursos nas cidades de Aracaju (SE), Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Uberlândia (MG), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Brasília (DF) e Maringá (PR).

A exposição de temas emblemáticos da arte atual, em contexto nacional e internacional é o principal tema dos cursos. A discussão é permeada por aspectos percebidos no cenário local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos.

Rumos Artes Visuais 2011/2013
A proposta deste segmento do programa Rumos do Itaú Cultural é incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil. Com base na realidade de cada região, procura mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual do país. Assim, além de investigar o momento atual desta produção, detecta as direções e propicia aos selecionados oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

Também integram o programa ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação da produção visual contemporânea brasileira - tanto na forma de publicações específicas e no registro do resultado em banco de dados, atualizado a cada edição, quanto na realização de exposições itinerantes que estabelecem um intercâmbio entre as diversas realidades regionais. Nas cinco edições realizadas até agora, já foram selecionados, produzidos e divulgados os trabalhos de 295 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos em um total de 6.207 inscritos.

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país, quanto a intelectual - ao expandir a atuação, a partir de 2000, para algumas áreas do conhecimento humano como Jornalismo Cultural, Educação, e Pesquisa Acadêmica. O programa mapeia talentos nestes setores, apóia a formação dos contemplados e promove a articulação e intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Cada um dos 10 segmentos contemplados tem características específicas, mas a noção de continuidade é comum a todos eles: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais (livros, CDs, DVDs).

SERVIÇO
Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte
Workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013
De 29 a 31 de maio de 2012, das 15h às 19h
25 vagas
Entrada franca por meio de inscrição prévia
Inscrições por meio do email casadacultura@tec.com.br ou pelo telefone (16) 3333-1159

Palacete das Rosas
Praça Antônio Corrêa da Silva - s/n - Araraquara - SP

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Ana Lívia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldi@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe