A caatinga e o Parque Estadual de Canudos

O Parque Estadual de Canudos (PEC) fica localizado no município de Canudos, na porção nordeste do Estado da Bahia, a cerca de 450 km de Salvador.

Existem alternativas viárias e, recentemente, o asfalto alcançou as proximidades do acesso do Parque, hoje administrado pelo Centro de Estudos Euclides da Cunha, órgão da Universidade do Estado da Bahia.

Arredores de Canudos: panorâmica tomada
do Alto do Cocorobó
Foto: Paulo Zanettini (1997)

Memorial em homenagem a Antonio
Conselheiro, cidade de Canudos atual.
Ao fundo, a Serra Vermelha
Foto: Ana Decot (1999)

Para visitar o parque é necessária uma autorização, que é obtida no Memorial de Canudos, localizado na cidade do mesmo nome, distante 12 quilômetros.

O PEC conta com acessos viários e sinalização de pontos e locais de interesse histórico e arqueológico (Alto do Mário, Fazenda Velha, Pedreira do Conselheiro, Vale da Morte, etc).

O Memorial construído na cidade irá abrigar em breve uma mostra arqueológica com o material resgatado durante as pesquisas arqueológicas.

A vegetação da região é denominada caatinga, caracterizada por espécies com poucas folhas e muitos espinhos, sobretudo, cactáceas e bromeliáceas.

Quando vem a chuva, os leitos secos dos rios ganham repentinamente um grande volume de água. Por vezes, voltam a secar algumas horas depois, deixando apenas poças onde os animais bebem. Assim era o rio Vaza-Barris até a construção do açude Cocorobó.

No entanto, as precipitações no semi-árido baiano não apresentam regularidade e caem de forma pontual, beneficiando alguns locais e deixando outros em situação bastante difícil. Há cem anos, Antonio Conselheiro e sua gente viveram também as agruras das secas cíclicas que periodicamente assolam a região.

Acesso ao Parque Estadual de Canudos: monumento em memória aos combatentes canudenses mortos no conflito
Foto: Paulo Zanettini (1997)

Sobrevoe a Praça das Igrejas às vésperas do início da guerra.

Clique aqui
para configurar seu micro e aprender a navegar. É essencial instalar o plug-in da Blaxxum Interactive.

Para saber mais sobre esse episódio e outros estudos realizados sobre Canudos, visite o site www.portfolium.com.br
Mapa elaborado por militares em 1897. As zonas indicadas em vermelho correspondem às áreas estudadas pelos arqueólogos.

 

Tricheira - Alto do Mário Vale da Morte - sepultamentos Fazenda Velha Vôo sobre a Praça das Igrejas