Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Arturo Navarro, Lúcia Maciel e Wolfgang Bader – Curso de Especialização em Gestão Cultural (2016)

Os professores Teixeira Coelho e Alfons Martinell conversam com Lúcia Maciel, Wolfgang Bader e Arturo Navarro sobre a institucionalidade...

Publicado em 25/07/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

Os professores Teixeira Coelho e Alfons Martinell conversam com Lúcia Maciel, Wolfgang Bader e Arturo Navarro sobre a institucionalidade da cultura. Bader comenta a relação do Estado alemão com a cultura, seja como elemento central, seja como propaganda. Navarro, por sua vez, explica que no Chile há um conselho nacional e outros regionais. Já Martinell fala sobre os desafios da institucionalidade da cultura em um país como a Espanha, em que há muitas culturas, inclusive com diferentes idiomas. Por fim, Lúcia compara esses contextos com o Brasil e destaca a mobilização social, em especial dos jovens, para defender aspectos fundamentais da cultura.

Com José Teixeira Coelho (Brasil), professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural (SP); Alfons Martinell (Espanha), diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona, na Espanha, e consultor do Observatório Itaú Cultural; Lúcia Maciel (Brasil), docente e pesquisadora da USP; Wolfgang Bader (Alemanha), ex-diretor-executivo do Goethe-Institut São Paulo; e Arturo Navarro (Chile), professor de políticas culturais da Universidade do Chile e diretor executivo do Centro Cultural Estación Mapocho (Santiago).

Gravado em 23 de junho de 2016 no Itaú Cultural, em São Paulo/SP, durante a sétima edição do curso de especialização em gestão e políticas culturais, realizado pelo Itaú Cultural em parceria com a Universidade de Girona.

Créditos
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Fernandez Cuzziol
Coordenadora do Núcleo de Inovação: Luciana Modé
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Queima Filmes
Legendagem: Reptilia Produções Transmídia

Compartilhe