Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Audiovisual Experimental no Brasil

Uma conversa com Roberto Cruz, curador da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural sobre o audiovisual experimental...

Publicado em 06/04/2016

Atualizado às 10:22 de 03/08/2018

Uma conversa com o curador da exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural sobre o audiovisual experimental brasileiro. Entram na pauta políticas culturais e de conservação para o setor, assim como as novas mídias nos lugares de exibição.

Cruz também participou do Memóriacast, podcast do Centro de Memória, Documentação e Referência do Itaú Cultural. Ele fala sobre a produção pioneira de filmes em super-8 no país e a problemática da preservação desses filmes. Além disso, comenta o conceito de obsolescência programada das mídias. Confira.

Roberto Moreira S. Cruz é doutor em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2012, é curador da Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos. Foi curador, entre outras exposições, de Cinema Sim: Narrativas e Projeções (Itaú Cultural, São Paulo, 2008) e Fluxus Black and White (Oi Futuro, Belo Horizonte, 2012). Em cocuradoria com Aracy Amaral, realizou a mostra Expoprojeção 1973-2013, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Seu mais recente projeto é Carne Vale – o Imaginário Carnavalesco na Cultura Brasileira, exposição no Sesi/SP. Idealizou e coordenou a produção-executiva de Iconoclássicos, série de cinco longas-metragens sobre artistas brasileiros. Atualmente é consultor da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Compartilhe