Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Auditório Ibirapuera 2015: música, teatro, cinema, dança... e até levitação

Em 2015, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer foi palco de grandes espetáculos de culturas e expressões artísticas diversas, num total...

Publicado em 04/01/2016

Atualizado às 10:18 de 03/08/2018

Em 2015, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer foi palco de grandes espetáculos de culturas e expressões artísticas diversas, num total de 164 apresentações, sendo 82 delas gratuitas. A casa recebeu cantores, cantoras, grupos, bandas, companhias de dança, de balé e de teatro, orquestras e formações vocais e instrumentais, entre artistas nacionais e internacionais.

Entre outras atrações, houve shows, concertos, espetáculos de dança e de balé, exibição de filmes e festivais de teatro, de humor e de música, que aconteceram nas plateias interna e externa e no foyer, destacando o caráter multicultural do Auditório. Além disso, a casa abriu espaço para debates – que convidaram o público para refletir sobre questões importantes para a sociedade – e premiações. Até um homem-bruxa levitou!

Todas as culturas, expressões e estilos no mesmo espaço

Elza Soares, Dona Ivone Lara, Maria Gadú, Yusa, Ceumar e Juçara Marçal, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, Lenine, Zeca Baleiro, Elomar, Hermeto Pascoal, Zé Geraldo, Jorge Ceruto, Aufgang, Cruces Magistrales, Keb’Mo’, Hamilton de Holanda e Stefano Bollani, André Abujamra, Filipe Catto, Dani Black, Barbatuques, Ballet Paraisópolis, Brasil Jazz Fest, Best of Blues, State Symphony Orchestra of Russia, Orquestra Jazz Sinfônica, O Boticário na Dança, Grupo Marzipan, Grupo Corpo, Associação Fernanda Bianchini, Festival Risadaria de Humor, Maglore, Aláfia, O Terno e Boogarins, Clube do Balanço, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Balada Literária, Territórios Afro Criativos, Semana Internacional de Música de São Paulo, Teatro Popular Solano Trindade, Mostra Internacional de Teatro, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Furiosa, Coro Luther King... Apenas para citar algumas das atrações que passaram pelo Auditório em 2015 e relembrar um pouco das apresentações.

Debatendo questões importantes

O Auditório também abriu espaço para abordar – e refletir sobre – importantes questões com o público, como a violência sexual contra a mulher, as cidades, o meio ambiente e a promoção das culturas negras. Entre as atrações que trataram desses e de outros assuntos estão os filmes India’s Daughter [Filha da Índia] e Bikes x Carros, o debate com a socióloga holandesa Saskia Sassen na abertura da Virada Sustentável, o Prêmio Movimentos Criativos e a abertura da quinta edição do Encontro Estéticas das Periferias, além do show Mobilização pelo Clima, com Lenine e convidados.

Aqui, criança também tem vez

Os pequenos se divertiram com as apresentações de Palavra Cantada, Grupo Triii, Banda Dona Zefinha, Pequeno Cidadão e Grupo Malaebaú, além dos espetáculos Crianceiras e Música É Tudo de Bom!, entre outras atrações selecionadas especialmente para as crianças.

O que vem por aí em 2016

Em 2016, a programação será retomada no dia 19 de fevereiro (sexta-feira), às 21h, com um espetáculo gratuito do grupo Trovadores Urbanos. Nos dias 20 e 21 de fevereiro (sábado, às 21h, e domingo, às 19h), quem se apresenta na casa é o cantor Silva.

Enquanto os espetáculos não começam, é possível ouvir as apresentações que aconteceram no ano passado – e em anos anteriores – acessando o Canal Itaú Cultural. Além disso, no Álbum Itaú Cultural estão disponíveis entrevistas, fotos e curiosidades de artistas que já passaram pelo Auditório Ibirapuera.

Compartilhe