Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Auditório Ibirapuera 2017: expressões artísticas diversas e acessibilidade

Em 2017, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer foi palco de grandes espetáculos de diferentes c...

Publicado em 21/12/2017

Atualizado às 16:57 de 21/09/2018

Em 2017, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer foi palco de grandes espetáculos de diferentes culturas e expressões artísticas, num total de 134 apresentações, sendo 58 delas gratuitas e 80 com recursos de acessibilidade [Língua Brasileira de Sinais (Libras) e/ou audiodescrição].

A casa recebeu cantores, cantoras, grupos, bandas, companhias de dança, de balé e de teatro, orquestras e formações vocais e instrumentais, entre artistas nacionais e internacionais. A programação foi composta de shows, concertos, espetáculos (dança, teatro e balé), exibição de filmes e mostras de teatro e cinema, que aconteceram nas plateias interna e externa e no foyer, destacando o caráter multicultural do Auditório.

Além disso, a casa abriu espaço para debates – que convidaram o público para refletir sobre questões importantes para a sociedade – e premiações.

Um espaço, várias culturas e estilos

Philip Glass, Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto, Rincon Sapiência, Tim Bernardes, Hurtmold, Isca de Polícia, Barro, francisco, el hombre, Samuca e a Selva, Alessandra Leão, Tássia Reis, Leci Brandão, Banda Mantiqueira, Fábio Caramuru, Antonio Nóbrega, Jorge Aragão, Theo de Barros e Renato Braz, Grupo Bongar, Leo Fressato, Baleia, Breno Ruiz, Fabiana Cozza, Luiza Lian, Maciel Melo, Lucina, Xenia França, Anelis Assumpção, Barbatuques, Sandália de Prata, Maritaca 20 Anos, Paula Castro Cia. de Dança, Anacã Cia. de Dança, Ballet Paraisópolis, Cidadão Instigado, Quartabê, Noite dos Tambores, Banda Mirim, Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí, IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro, Jazz Sinfônica, Coral USP, Ocam, Orquestra Jovem Tom Jobim, Coro Luther King, 41a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Samsung Best of Blues, Sintonias Jazz Fest – Edição Brasil-Canadá, Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), Orquestra Furiosa do Auditório (Furiosa)... Apenas para citar algumas das atrações que passaram pelo Auditório em 2017 e relembrar um pouco das apresentações.

Além disso, o Auditório criou diálogos com a produção de grandes artistas brasileiros por meio do projeto Navegando pela Enciclopédia, que presta homenagem a personalidades das nossas artes (cinema, dança, música, teatro, literatura e artes plásticas) a partir de verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Em 2017, os homenageados foram o compositor, cantor, violonista e poeta Dorival Caymmi (1914-2008) e a cantora Elza Soares.

Levantando e debatendo questões importantes

O Auditório ainda abriu espaço para abordar – e refletir sobre – importantes assuntos com o público, como o papel da arte diante dos conflitos sociais presentes nas grandes cidades contemporâneas, formas de expandir a oferta e o acesso à cultura na cidade, questões ligadas ao racismo, à sustentabilidade e à acessibilidade, em eventos como Brechas Urbanas, MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, Estéticas da Periferia, Virada Sustentável e Virada Inclusiva.

Propagando a música para as novas gerações

Os alunos da Escola do Auditório, sob a gestão do Itaú Cultural desde 2011, também subiram ao palco ao longo do ano para se apresentar em diferentes formações – como a Obinha, a OBA, a Furiosa e o Coro da Escola do Auditório –  e em espetáculos que contaram com a participação de grandes nomes da nossa música, como Anelis Assumpção, Chico César, Jards Macalé, Juçara Marçal, Marcelo Jeneci e Xenia França.

O que vem por aí em 2018

Enquanto a programação de 2018 não começa, é possível relembrar as apresentações que aconteceram em anos anteriores na página do Auditório Ibirapuera no YouTube. Nela estão disponíveis vídeos de apresentações e entrevistas de artistas que já passaram pela casa.

 

 

Compartilhe