Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Aulas Abertas – Ocupação Maria e Herbert Duschenes

Confira mais informações sobre a programação paralela

Publicado em 26/04/2016

Atualizado às 17:10 de 07/01/2021

Libras

Como programação paralela da Ocupação Maria e Herbert Duschenes, o Itaú Cultural promove uma série de oito encontros com convidados que viveram experiências significativas com os professores Maria e Herbert.

Confira abaixo as palestras que acontecem nos meses de abril, maio e junho, sempre às quartas-feiras, às 19h.

 

Maria por Janice Vieira (bailarina, coreógrafa e musicista)
quarta 8 de junho de 2016

Janice Vieira é bailarina, coreógrafa e musicista, vencedora do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2013 por sua trajetória na dança do Brasil. Estudou com Maria Olenewa e Maria Duschenes e participou do American Dance Festival no Connecticut College (EUA) em 1975. Fundou o Grupo Pró-Posição nos anos 1970, atuando intensamente ao lado de Denilto Gomes nos principais movimentos da dança brasileira da época. Desde 2007 é parceira de sua filha, Andréia Nhur, na continuidade do Grupo Pró-Posição.

Maria por Analivia Cordeiro e Cybele Cavalcanti (bailarinas e coreógrafas)
sábado 11 de junho de 2016

Analivia Cordeiro é bailarina, coreógrafa, videoartista, arquiteta e pesquisadora corporal. Atuou como curadora da coleção Waldemar Cordeiro. Estudou o método Laban e colaborou com Maria Duschenes desde os sete anos até a idade adulta. Cursou arquitetura na FAU/USP, fez mestrado em multimeios pela Unicamp, doutorado em comunicação e semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado pela UFRJ. Considerada a primeira videoartista do Brasil (1973) e uma das pioneiras da computer dance mundial, criou diversos vídeos, espetáculos multimídia, o software de notação de movimento Nota-Ana e um sistema de alfabetização através de vídeo.

Cybele Cavalcanti é bailarina, professora e coreógrafa, atuando profissionalmente desde 1968 no seu próprio estúdio. Em seus 48 anos de profissão, ensinou aproximadamente 10.000 alunos. Vinda da dança clássica e folclórica, teve formação no método Laban com Maria Duschenes em diferentes cursos, de 1967 a 1975, sendo sua primeira assistente por vários anos. Aperfeiçoou-se com as práticas orientais do movimento e o estudo de métodos de consciência corporal. Atuou fora de seu estúdio em instituições como Sesc, Instituto Tomie Ohtake, USP, UFPR e UFPA.

 

classificação indicativa: livre
piso térreo 25 lugares
[duração aproximada 60 minutos]

>>AULAS JÁ REALIZADAS<<

Herbert por Agnaldo Farias (professor, crítico de arte e curador)
quarta 27 de abril de 2016

Herbert Duschenes não se dedicava a seus alunos apenas durante a semana – aos domingos recebia em sua residência uma turma de jovens. Na época estudante de arquitetura na Universidade Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP), Agnaldo Farias conheceu o professor em 1976 e, nos três anos seguintes, foi frequentador assíduo da casa dos Duschenes. É professor-doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), crítico de arte e curador. Realizou trabalhos para instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), o Itaú Cultural e a Fundação Bienal de São Paulo.

Maria por Maria Mommensohn (bailarina e pesquisadora)
quarta 4 de maio de 2016

Maria Mommensohn, que já fazia parte do grupo experimental dos atores Mario Piacentini (1944) e Luiz Roberto Galizia (1954-1985), passou a participar, no final da década de 1960, das aulas de dona Maria. Desde então integrou coreografias e grupos de formação e improvisação criados pela professora e coreógrafa. É formada em pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e mestre em artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Até 1999, foi criadora dos Encontros Laban, que reuniam profissionais da dança e ex-alunos de dona Maria. Ao lado de Sergio Roizenblit dirigiu o documentário Mar e Moto (2003), sobre o casal Duschenes. Atualmente cria com o bailarino e pesquisador Henrique Schuller uma instalação fundamentada na harmonia espacial de Laban, a ser realizada em 2016 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP).

Herbert por Paola Prestes (documentarista e professora)
quarta 11 de maio de 2016

Paola Prestes é formada em artes plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), onde, em 1985, foi aluna de Herbert Duschenes. Atualmente é doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde desenvolve pesquisa sobre os filmes de seu ex-professor. Dirige a produtora independente Serena Filmes e é professora convidada na pós-graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 2015 lançou o documentário Massao Ohno – Poesia Presente.

Maria por JC Violla (bailarino, coreógrafo e professor)
quarta 18 de maio de 2016

JC Violla iniciou seus estudos em dança com Maria Duschenes, sendo fortemente influenciado por Rudolf Laban (1879-1958) e Kurt Joos (1901-2009). No início da década de 1970, a convite de Dona Maria, teve sua primeira experiência como professor de dança ao ministrar a parte prática de um curso de formação sobre a Teoria do Movimento de Laban. Em Nova York estudou na escola de grandes coreógrafos como Alwin Nikolais (1910-1939), Alvin Ailey (1931-1989) e Martha Graham (1894-1991). Atuou como preparador corporal do show Falso Brilhante, de Elis Regina e participou do elenco do primeiro musical no Brasil, Chorus Line, de James Kirlwood (1924-1989) e Nicholas Dante (1941-1991).

Herbert por Martin Grossmann (professor e pesquisador)
quarta 25 de maio de 2016

Martin Grossmann é formado em artes plásticas pela Fundação Álvares Penteado (Faap) onde no final da década de 1970 foi aluno de Herbert Duschenes. Fez mestrado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e doutorado na University of Liverpool, no Reino Unido. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), diretor do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e vice_diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Atualmente é professor titular da ECA/USP, integra a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenar acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência.

Herbert por Leda Catunda (pintora, escultora, artista gráfica e visual)
quarta 1 de junho de 2016

Leda Catunda é nascida em São Paulo, onde vive e trabalha. Em 1984, formou-se em artes plásticas na Faap e, em 2003, fez doutorado em artes pela USP. Expõe em museus e galerias no Brasil e em diversos países desde 1981, tendo participado de três edições da Bienal de São Paulo (1994, 1985 e 1983), além da Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2001) e da Bienal de Havana (Cuba, 1984).

Compartilhe