Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

AuTORES EM CENA 2014

Apresentações teatrais baseadas na prosa e na poesia: o escritor transformado em ator

Publicado em 28/03/2014

Atualizado às 20:52 de 02/08/2018

O texto literário transformado em texto cênico; o escritor transformado em ator. Em 12 de abril, às 20 horas, e no dia 13, às 19 horas, AuTORES EM CENA propõe, em vez de leituras, apresentações teatrais, baseadas na poesia e na prosa e dotadas de toda a estrutura cênica: diretores, sonoplastas, iluminadores, músicos, fotógrafos. O evento ocorre no Itaú Cultural, em São Paulo.

Desta edição do evento participam os escritores Betty Milan, com Consolação (texto baseado em seu romance homônimo, com direção de Miguel Prata); Glauco Mattoso e Marcos Fidalgo, com Entre+Vistas (uma conversa improvisada entre os dois, dirigida por Leandro Goddinho); Gero Camilo, com Cajita de Monerías (em que, com acompanhamento musical de Eugênio La Salvia e direção de Paula Cohen, o autor interpreta poemas seus); e Denio Maués, Maria Carolina Morais e Plínio Camillo, com DCC – Dramaturgia Concisa e Contemporânea (projeto em que escritores e autores escrevem e encenam obras criadas a partir de temas propostos ao vivo). Todas as peças terão interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O projeto, curado e idealizado pelo escritor Marcelino Freire, proporciona uma oportunidade única para o autor – que interpreta o próprio texto e sente a reação da plateia – e para o público, que entra em contato com a obra na voz e no corpo de seu criador. Nos anos passados, AuTORES EM CENA teve a participação de autores como Lourenço Mutarelli, Férrez, Chacal, João Gilberto Noll, grupo Sátiros, João Silvério Trevisan e Cíntia Moscovich e diretores como Antonio Cadengue, Olívia Araújo e Eugênio Lima. Em 2010, foi parte da programação da Flip.

Nesta edição, acontece também uma homenagem ao diretor de teatro Mário Pazini (1962-2014), falecido, com 51 anos, em março. Segundo Marcelino Freire, "ele foi um dos criadores do grupo Clariô de Taboão da Serra e um grande guerreiro, referência para nós todos na luta pela arte na periferia de São Paulo" (acesse também um poema de Marcelino sobre o homenageado). Em sua lembrança, será apresentado um vídeo e feito um pequeno discurso. Em 2009, Pazini participou do AuTORES EM CENA, como diretor de "Pedras Não Falam Mas Quebram Vidraças", com Férrez e Sérgio Vaz. Assista ao vídeo da peça.

No nosso canal do YouTube você assiste a 31 montagens anteriores, na íntegra. Na aba Programação, confira a descrição das peças e das minibiografias dos participantes.


AuTORES EM CENA
sábado 12 e domingo 13 de abril
sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Criação e curadoria
Marcelino Freire

Compartilhe