Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Barbatuques

Grupo lança o novo trabalho, Ayú

Publicado em 31/08/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

>>> INGRESSOS ESGOTADOS <<<

Eles são referência em percussão corporal e na produção de composições orgânicas, utilizando o corpo como instrumento musical. Com 18 anos de uma trajetória artística de sucesso no Brasil e no exterior, o Barbatuques lança agora o novo trabalho da carreira, intitulado Ayú. O disco, que apresenta um repertório de músicas variadas, compostas por diferentes integrantes do grupo e repletas de sonoridades e estéticas, tem foco na fonética, percussiva e rítmica, e contou com a participação especial de Naná Vasconcelos e Hermeto Pascoal.

Segundo Fernando Barba, fundador do Barbatuques, Ayú é uma sonoridade com múltiplas interpretações, de acordo com a região em que for vocalizada. “Nosso mestre Stênio Mendes [músico e pesquisador da música corporal] nos apresentou esse fonema durante ensaios, e o som ‘ayú’ nos acompanhou por vários anos”, conta. “Mais tarde, Stênio nos revelou a origem desse som, em tradições do Alto Xingu que o usavam como uma espécie de convocação para uma celebração, e isso entrou em ressonância com nossa intenções”, explica. “Agora, na hora de escolhermos um nome para o novo trabalho, ele nos veio à mente.”

Nesse novo trabalho, Barba diz que algumas composições dialogam com tradições da cultura popular brasileira, como maxixe, carimbó, coco e toré indígena; outras trazem estéticas diversas entre si, como rock, pop, flamenco, reggae, salsa e música africana. E há ainda aquelas voltadas para a exploração da palavra ou da música instrumental. “Além da questão rítmica, em todas as faixas buscamos nos inspirar na imagem de uma orquestra corporal, em que pudéssemos ir mais a fundo em recursos melódicos e harmônicos, por meio de assobios, sons da boca, voz, uso da palavra, palmas etc.”

Durante as gravações, o grupo contou com a presença de Naná Vasconcelos (em “Kererê” e “Tá na Roda”) e Hermeto Pascoal (em “Lá na Casa da Madame Eu Vi” e “Galo Cantou”), que participaram do disco com arranjos, composições, percussão vocal, corpo e voz. Barba revela que o convite partiu da admiração que o Barbatuques tem pela música e pelas abordagens presentes nas práticas musicais de ambos, que são reconhecidos mundialmente. “Há mais de 18 anos que temos esse sonho e nos espelhamos neles como artistas e mestres da música. Para nós, eles sempre foram uma referência, independentemente de a música vir do corpo ou não.”

Perguntado sobre a reação dos integrantes quando souberam que os artistas participariam de Ayú, Fernando Barba diz que foi uma alegria imensa. “Ao mesmo tempo, sentimos um senso de responsabilidade. Nós nos organizamos para estar preparados ao máximo para a empreitada e à altura das invenções musicais deles”, comenta. “Naná e Hermeto não só nos elogiaram, mas também nos deram toques, críticas construtivas e orientações precisas de muito valor e que nos obrigaram a repensar conceitos e a alargar nossa visão de arte.”

Sobre a expectativa para o show, o idealizador do Barbatuques diz que espera poder compartilhar Ayú com o público. “Seja por meio do CD, dos shows, das oficinas e, inclusive, pela internet [...] em que pudemos interagir com públicos de todo o planeta, em sua maioria pessoas que compactuam do amor pela música corporal em suas diversas manifestações, sem barreiras culturais, de idioma, nada. [...] E que a gente possa encontrar muito mais pelo caminho os mestres Hermeto, Naná e Stênio Mendes e fazer muita música e shows com eles, se Deus quiser!”.

Barbatuques
Andre Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Fernando Barba, Flavia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Lu Horta, Luciana Cestari, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas, Renato Epstein e Taís Balieiro.

Barbatuques
sexta 4 e sábado 5 de setembro de 2015
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 2330 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
quinta das 11h às 20h
sexta e sábado das 11h às 22h
domingo das 11h às 20h

Compartilhe