Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Biblioteca Itaú Cultural reaberta

A Biblioteca do Itaú Cultural, especializada em arte e cultura brasileiras, foi reaberta dia 28 de setembro depois de passar por reforma...

Publicado em 09/10/2015

Atualizado às 10:20 de 01/12/2020

A Biblioteca do Itaú Cultural, especializada em arte e cultura brasileiras, foi reaberta dia 28 de setembro depois de passar por reforma e readequação de espaço. Com novo formato, o espaço atenderá, mediante agendamento prévio, pesquisadores de arte, artistas e estudantes universitários de graduação e pós-graduação.

O acervo conta com diversos títulos sobre cinema, música, teatro, artes visuais e outros. O Observatório Itaú Cultural selecionou do acervo dez títulos relevantes sobre as áreas de políticas culturais e gestão cultural. Confira!

E para conhecer melhor o serviço, acesse aqui nossa sessão dedicada.

Titulo: A Cultura no Plural
Autor: Michel de Certeau
Editora: Papirus
Nº de chamada: 306 C418c

Descrição:
A obra é uma publicação de 1974, fruto da junção de artigos isolados produzidos pelo historiador francês após o aprofundamento de sua reflexão sobre ação cultural. Nela, Michel de Certeau discute sobre educação e cultura, campo de pesquisa que surgiu a partir de sua atuação como redator da revista Études. Seu pano de fundo é a massificação da educação tradicional na França, apontando uma crise do ensino. Nessa direção, o autor defende que, por não ter a capacidade de lidar com uma série de estímulos sociais, a universidade se fecha em si própria.

 

Titulo: Corpos Indisciplinados: Ação Cultural em Tempos de Biopolítica
Autor: Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
Editora: Beca
Nº de chamada: 301 O48c

Descrição:
A autora discute o caminho que os jovens no século XXI sugerem para uma nova resistência, que não são os caminhos da vida sem mediação, da mobilidade identitária, dos “corpos que escapam” da arte que toca a vida. Seus personagens são aqueles que ainda não conquistaram sua cidadania no panteão dos valores usuais e nos auditórios acadêmicos, que continuam pensando do mesmo modo.

 

Titulo: Cultura e Desenvolvimento: Perspectivas Políticas e Econômicas
Organização: Alexandre Barbalho, Lia Calabre, Paulo Miguez e Renata Rocha
Editora: EDUFBA
Nº de chamada: 353.7 Cu968

Descrição:
A obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que atuou durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco no Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, o grupo teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado, na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como da sociedade civil e dos movimentos sociais.

 

Titulo: Ensaios de Sociologia da Cultura
Autor: Octávio Ianni
Editora: Civilização Brasileira
Nº de chamada: 301.2 I11e

Descrição:
Ensaios sobre Sociologia da Cultura aborda sob vários ângulos o trabalho que os artífices culturais realizam ao transfigurar a realidade do dia a dia em suas criações artísticas, seja qual for o gênero que tenham escolhido.

 

Titulo: Ensaios sobre Cultura e o Ministério da Cultura
Autor: Celso Furtado
Organização: Rosa Freire d'Aguiar Furtado.
Editora: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Nº de chamada: 353.7981 F992e

Descrição:
O volume 5 da coleção Arquivos de Celso Furtado reúne textos – quase todos inéditos – escritos principalmente nos anos em que o autor esteve à frente do Ministério da Cultura (1986-1988) e desde que tomou posse na Academia Brasileira de Letras, em 1997. Há também suas contribuições para a Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento (1993-1995), iniciativa da ONU e da Unesco, na qual Celso Furtado foi o único representante brasileiro.

 

Titulo: O que É Ação Cultural
Autor: Teixeira Coelho
Editora: Brasiliense, 1989
Nº de chamada: 306 C672a

Descrição:
Teixeira Coelho discute, entre outras questões, sobre o papel dos institutos culturais, os programas de difusão da arte vazios e a questão da comunicação de massa querendo passar por cultura democrática. Como evitar essa barbárie? Como sair da sopa do tudo igual e fazer da cultura o grande mecanismo de mudança social que ela pode ser?

 

Titulo: Política Cultural Comparada
Autor: Sérgio Miceli
Editora: Funarte, 1985
Nº de chamada: 069 P769

Descrição:
Resultado de pesquisa encomendada pela Funarte ao Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (Idesp), o livro discute como os governos de diversos países europeus e os EUA lidam com a questão cultural. Como é dado seu incentivo, tanto financeiro quanto político? Qual a diferença de atuação de tais governos na área? Quais soluções no tratamento do patrimônio podem ser tomadas como exemplos para outras nações, que sofrem para lidar com essa questão? Para entender o porquê do caráter de cada enfoque na política cultural, sempre se recorre à história de cada país.

 

Titulo: Políticas Culturais no Brasil
Autor: Lia Calabre
Editora: Banco do Nordeste do Brasil, 2010
Nº de chamada: 353.70981 C141t

Descrição:
O livro compila textos publicados pela pesquisadora Lia Calabre, que investiga o passado das políticas culturais no Brasil. Ela analisa as ações desde a criação do Conselho Nacional de Cultura, em 1938, durante o período do Estado Novo, e do Conselho Federal de Cultura, em 1966, assim como das políiticas dedicadas ao setor de radiodifusão, entre 1924 a 1945, até o tempo presente.

 

Titulo: Ponto de Cultura: o Brasil de Baixo para Cima
Autor: Célio Turino
Editora: Anita Garibaldi, 2009
Nº de chamada: 357.7 R937p

Descrição:
Célio Turino, responsável pelos Pontos de Cultura no Ministério da Cultura, mostra como sua trajetória se confunde com a busca de políticas culturais democráticas e populares para o Brasil. A obra fala sobre como a geração que lutou contra a ditadura deu continuidade à luta democrática, abrindo novos caminhos para ela: na democratização social e cultural, na criação dos meios para que o povo fale, cante, grite, desenhe seus sonhos e suas vontades.

 

Titulo: Romance de Formação: Funarte e Política Cultural, 1976-1990
Autor: Isaura Botelho
Editora: Casa de Rui Barbosa
Nº de chamada: 306.481 B748r

Descrição:
A autora Isaura Botelho faz um estudo criterioso sobre a criação e a trajetória de uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, a Funarte, trazendo também informações sobre quem participou ativamente a instituição.

Compartilhe