Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Bikes vs Carros

Pré-estreia do documentário, gravado em diversas cidades do mundo

Publicado em 01/06/2015

Atualizado às 21:09 de 02/08/2018

No dia 13 de junho, sábado, o Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer exibe a pré-estreia do documentário Bikes vs Carros, do diretor sueco Fredrik Gertten, que marca presença no evento abrindo a sessão, na plateia externa da casa.

Gravado em diversas cidades do mundo, o filme retrata as diferentes realidades nas grandes capitais quando o assunto é mobilidade urbana. Aborda ainda a influência da indústria automobilística nas políticas públicas e mostra desde a luta por incluir o uso da bicicleta no dia a dia das pessoas até casos bem-sucedidos sobre a questão.

Em São Paulo, Fredrik registrou, de 2012 a 2014, o início das transformações pelas quais a capital paulista vem passando – especificamente, a mobilidade e a substituição do carro pela bicicleta; em Los Angeles (Estados Unidos), a luta por mais espaços para a bicicleta; em Toronto (Canadá), ciclovias sendo retiradas das ruas pela prefeitura; e, em Copenhague (Dinamarca), o papel de referência internacional em mobilidade por bicicleta.

Entre os depoimentos mostrados em Bikes vs Carros estão o da arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik e o da jornalista e ativista Aline Cavalcanti, do Vá de Bike, além do testemunho de governantes, ciclistas, taxistas, motoristas, pedestres e especialistas, na tentativa de criar cidades melhores e dialogar sobre esse tema tão em pauta.

Bikes vs Carros
sábado 13 de junho
às 19h
duração: 90 min (aproximadamente)
gratuito [plateia externa]
[livre para todos os públicos]

Compartilhe