Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Brechas Urbanas - As Vias da Criação

Kiko Dinucci, Berna Reale e Marcelo Terça-Nada discutem a cidade como território de criação

Publicado em 11/04/2017

Atualizado às 10:48 de 03/08/2018

>>>ATENÇÃO: ADIADO PARA 11 DE MAIO, ÀS 20H<<<

Considerando a greve geral programada para o dia 28 de abril, que impactaria na mobilidade de nossos convidados e da plateia, decidimos adiar o Brechas Urbanas para  o dia 11 de maio, quinta-feira, às 20h.

A cidade inspira a arte, a arte inspira a cidade. O diálogo entre território e criação é o foco do Brechas Urbanas de abril, que acontece no dia 11 de maio, às 20h, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Transmitida ao vivo aqui pelo site, a mesa conta com a performer Berna Reale, o músico Kiko Dinucci e o artista visual Marcelo Terça-Nada.

Veja também:

>> Próxima data: 25 de maio. Brechas Urbanas - A Cidade de Quem Parte

Os convidados discutem, entre outras temas, de que maneira o espaço urbano influencia o trabalho artístico e qual é o papel da arte na construção da cidadania. A atuação de todos os três é marcada pela cidade – como assunto e como local de intervenção.

Berna Reale realiza instalações e performances em que temas como a violência, o feminicídio e a desigualdade social – que atravessam a urbe – estão presentes. Além disso, algumas das suas obras são realizadas na rua. Graduada em artes, ela é também perita criminal. Foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014, com a obra Precisa-se do Presente, e pelo Rumos Artes Visuais 2011-2013, com Retratos. Saiba mais na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

As músicas de Kiko Dinucci, seja em trabalhos solo ou nas suas várias parcerias, são com frequência crônicas ou retratos de São Paulo. Kiko é membro dos grupos Metá Metá e Passo Torto, e colaborou com músicos como Elza Soares e Tom Zé. Em 2017, lançou seu primeiro disco solo, Cortes Curtos (ouça). Conheça mais o compositor em dois depoimentos: à Ocupação Jards Macalé, sobre sua relação com esse cantor carioca; e ao Álbum Itaú Cultural, sobre suas referências musicais.

Marcelo Terça-Nada forma, com Brígida Campbell, o grupo Poro. O duo cria obras entre arte e comunicação que discutem as vivências e os problemas urbanos – intervenções feitas na cidade, porque nela os dois encontram um ambiente democrático de exibição e autonomia de criação. O Poro foi um dos participantes da mostra Cidade Gráfica, com as obras Cidade Estacionamento e Parking.ttg, ambas de 2012 e que lidam com o imaginário de Brasília.

Brechas Urbanas – As Vias da Criação
quinta 11 de maio de 2017
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 100 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe