1. Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas (2016) – parte 1/2
  2. Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmas (2016) – parte 2/2

Quais são os vestígios de tempos passados que encontramos na cidade? E de que modo eles nos ajudam a compreender o presente e a pensar em futuros possíveis? Intitulada Rastros, Ruínas e Fantasmas, a conversa desta edição da série Brechas Urbanas conta com a participação do curador e gestor cultural Benjamin Seroussi e da jornalista e cineasta Mariana Lacerda – que exibiu ao público presente no evento seus documentários Pausas Silenciosas (2013) e Baleia Magic Park (2015), ainda inédito. A mediação é da jornalista Natália Garcia.

Na primeira parte, Benjamin Seroussi reflete sobre uma foto datada de 1946, da Rua Três Rios, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP). Trata-se de um registro do que se tornaria a Casa do Povo – um monumento vivo em memória das vítimas dos campos de concentração nazistas.

No segundo trecho, Seroussi fala sobre a Vila Itororó, espaço em que atua como curador. O abandono do local – que sobreviveu à destruição total – funciona como uma metáfora da relação entre decadência e história. Por meio de um arquivo de fotos antigas, amplia-se a discussão sobre a restauração da vila e sua abertura como centro cultural, que, além de contar uma história sobre a cidade, promove o questionamento de sua própria existência – um lugar de moradia não pode ser visto como um fenômeno cultural?

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Produtores de comunicação e relacionamento: Maria Clara Matos e Thiago Rosenberg
Produtora de eventos e comunicação estratégica: Simoni Barbiellini
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Paula Bertola
Captação de imagem: APeres Fotografia (terceirizada)
Edição: Richner Allan
Intérpretes em Libras: Carol Fomin e Thalita Passos (terceirizadas)