Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Breno Ruiz

O show de lançamento do disco Cantilenas Brasileiras tem a participação de convidados

Publicado em 18/01/2017

Atualizado às 10:37 de 03/08/2018

Libras

O pianista, compositor e cantor Breno Ruiz sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, acompanhado pelos músicos Igor Pimenta (baixo acústico) e Gabriel Alterio (bateria), para fazer o show de lançamento de Cantilenas Brasileiras (2016), o seu primeiro álbum solo. A apresentação tem ainda a participação especial de Mônica Salmaso e Renato Braz.

Composto de 12 canções em parceria com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro, Cantilenas Brasileiras traz um repertório formado por gêneros como choro, modinha e lundu. Durante o espetáculo, o público será contemplado ainda com algumas surpresas. “Nós sempre fazemos um roteiro e, quando subimos ao palco, às vezes mudamos alguma coisa, ao sabor do que vamos vivendo na hora”, conta Breno Ruiz, que também assina os arranjos das músicas.

O artista explica que a ideia do disco surgiu há 12 anos, quase simultaneamente à sua parceria com Paulo César Pinheiro. “Logo que eu comecei a me interessar por composição, ainda adolescente, identifiquei que as coisas que eu mais gostava dentro do universo da canção e da MPB quase sempre tinham a mão do Paulinho”, diz Breno Ruiz. “Então, eu tentei entrar em contato com ele na maior cara de pau, aos 16 anos de idade, por intermédio de um amigo dele, para mostrar o meu trabalho”.

Dois anos depois desse primeiro contato, o próprio Paulo César Pinheiro procurou Breno Ruiz. Por telefone, disse ao jovem músico que havia recebido o seu material. “Mas disse também que não poderia fazer música com quem nunca tivesse olhado nos olhos, já que música era uma coisa muito séria para ele, e que antes dela acontecer deveria haver uma grande amizade”, revela Breno. “Então, eu fui para o Rio de Janeiro e nos conhecemos. Foi um encontro muito emocionante para mim.”

Breno Ruiz acrescenta ainda que nesse encontro com o poeta descobriu que a estética da música que vinha compondo, considerada antiga por alguns pelo caráter meio melancólico e pela atmosfera dolente que apresentava [assim como a cantilena], era justamente o que o diferenciava como artista. “A linguagem que mais me realizava era a que me levava para esse lugar considerado velho e que hoje eu entendo que é ancestral”, conta Breno. “A fala do Paulinho me motivou a seguir a minha intuição e foi a diretriz para tudo o que eu compus de lá para cá, inclusive com outros parceiros.”

Cantilenas Brasileiras, que levou cerca de cinco anos para ser gravado em estúdio, foi feito de forma coletiva e quase artesanal, segundo o pianista, compositor e cantor. “Foi um processo muito parecido com o do Mar Aberto [álbum em parceria com Renato Braz, Mario Gil e Roberto Leão, lançado em 2015 no Auditório Ibirapuera]. O repertório foi se definindo meio que por conta própria, e fomos gravando conforme as oportunidades surgiram”, diz. “O meu prazer consiste em fazer música na sala da minha casa e ter amigos por perto. Esse disco parte um pouco dessa ideia e também reflete uma relação de admiração e afeto entre as pessoas que o compõem.”

É essa mesma atmosfera de cumplicidade, amizade e parceria que Breno Ruiz leva agora ao palco do Auditório Ibirapuera com o show de Cantilenas Brasileiras. “Acho que a minha maneira de agir e pensar no mundo acaba fazendo uma volta para aquela ideia inicial do Paulo César Pinheiro de que não se pode fazer música com alguém que não se olha nos olhos. Porque parceria, antes de qualquer coisa, deve pressupor uma grande amizade”, diz o artista. “Grandes amizades como as que poderão ser vistas nesse nosso encontro.”

Breno Ruiz
domingo 5 de fevereiro de 2017
às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]
 

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212, a partir do dia 20 de janeiroNa bilheteria do Auditório Ibirapuera, os ingressos para os shows de fevereiro poderão ser adquiridos a partir do dia 27 de janeiro, nos seguintes horários:
sexta e sábado, das 13h às 22h
domingo, das 13h às 20h

Compartilhe