Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Carlos Papá visita Kuarup, do Ballet Stagium

O cineasta Carlos Papá registra um ensaio aberto de "Kuarup", peça do Ballet Stagium

Publicado em 29/11/2017

Atualizado às 12:02 de 03/08/2018

Homenageada pela Ocupação Itaú Cultural em 2011, quando completou quatro décadas de atuação, a companhia Ballet Stagium levou de volta aos palcos uma de suas peças clássicas, Kuarup, em comemoração dos 40 anos de sua estreia. A coreografia foi exibida em outubro, no Teatro Municipal, em São Paulo.

Veja também

>> exposição Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva do Povo Huni Kuĩ do Rio Jordão

Para marcar a data, convidamos o cineasta Carlos Papá para registrar um ensaio aberto de Kuarup. Sendo esse um espetáculo que aborda a temática indígena – kuarup ou quarup é um ritual fúnebre das etnias da região do Rio Xingu –, nós nos questionamos qual seria a perspectiva de um artista indígena sobre ele.

Carlos Papá Mirim Poty é Guarani Mbya, morador da aldeia do Rio Silveira. Trabalha há mais de 20 anos com audiovisual, focando-se em documentários, filmes e oficinas culturais para os jovens. Também atua como líder espiritual em sua comunidade. É presidente do Instituto Guarani da Mata Atlântica (Iguama) e fundador e conselheiro do Instituto Maracá.

Papá participou em outubro, no Itaú Cultural, do ciclo de debates Mekukradjá – Círculo de Saberes, que reuniu pesquisadores, lideranças e artistas indígenas para falar de língua, terra e território. Ouça as conversas aqui.

Assista a Kuarup

Para quem não pôde assistir à montagem de Kuarup em outubro: a peça vai ser exibida pela TV Cultura no sábado 2 de dezembro, às 21h35.

Compartilhe