Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Carne de Mulher

Em monólogo, a atriz Paula Cohen aborda a violência contra a mulher

Publicado em 11/10/2017

Atualizado às 12:10 de 03/08/2018

Libras

No dia 31 de outubro, às 20h, o Itaú Cultural apresenta o espetáculo Carne de Mulher. Focado na questão do feminicídio – e em outras formas de violência contra a mulher –, o trabalho é estrelado pela atriz Paula Cohen e tem como base o texto Monólogo da Puta no Manicômio (1977), dos italianos Dario Fo e Franca Rame.

Em cena, Paula interpreta uma prostituta que, depois de atear fogo no escritório de um industrial, se encontra presa em um hospital psiquiátrico judiciário. Interrogada pela equipe médica, ela revela sua história, marcada por abusos, e sua intensa busca por libertação.

A atriz paulistana conheceu o texto original há mais de 20 anos, quando concluiu seus estudos na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP). Sempre quis levá-lo aos palcos, mas a ideia só começou a tomar forma em 2016, após a morte de Dario – vencedor do Nobel de Literatura em 1997. Na ocasião, Paula releu a obra e, dando-se conta de sua atualidade, sentiu a urgência de criar o espetáculo.

“É necessário acabar de uma vez por todas com as práticas de violência, repressão e assassinatos que, em diversos casos, acontecem dentro dos próprios lares”, diz a atriz. “Muitas vezes esses crimes são tidos como passionais, mas é necessário ir direto à verdadeira nomenclatura dos atos e categorizá-los como feminicídio, violência de gênero, evitando correr o risco de romantizá-los.”

Realizado por uma equipe formada exclusivamente por mulheres (confira, a seguir, a ficha técnica), o monólogo conta com direção de Georgette Fadel.

 

Carne de Mulher [com interpretação em Libras]
terça 31 de outubro de 2017
às 20h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[classificação indicativa: 14 anos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

FICHA TÉCNICA

Concepção e interpretação Paula Cohen
Direção Georgette Fadel
Iluminação Marisa Bentivegna
Trilha Claudia Assef
Produção Contorno Produções
Direção de produção Victoria Martinez e Jessica Rodrigues
Fotos Lenise Pinheiro
Design gráfico Patricia Cividanes
Operação Manuela Cruz

Compartilhe