Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cátedra Olavo Setubal coloca em debate arte e mercadoria

Em 15 de agosto, às 14h30, os sociólogos Sérgio Paulo Rouanet e Barbara Freitag discutem as mudanças na forma de entrar em contato com a...

Publicado em 09/08/2016

Atualizado às 15:26 de 26/02/2018

Em 15 de agosto, às 14h30, os sociólogos Sérgio Paulo Rouanet e Barbara Freitag discutem as mudanças na forma de entrar em contato com a arte, desde o século XVIII até a modernidade, na conferência O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin. Organizada pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, a conferência acontece na sala de eventos do Instituto de Estudos Americanos (IEA), da Universidade de São Paulo (USP).

Além dos sociólogos, participam os professores Martin Grossman (coordenador da cátedra), Cremilda Medina e Jeanne Marie Gagnebin. É preciso fazer inscrição pelo site do IEA para participar.

A mesa aborda esse tema com base nos filósofos alemães Immanuel Kant (1724-1804) e Walter Benjamin (1892-1940). De acordo com Kant, a contemplação da obra de arte não tem função prática, didática nem moral – diante dela, agimos com um “prazer desinteressado”. Benjamin, em outro momento histórico, aponta que novas tecnologias tornaram fácil reproduzir os trabalhos artísticos, destruindo a sua “aura” – a convicção de que eram únicos, incomparáveis, isolados.

Rouanet e Barbara se perguntam então se uma visão como a de Kant pode existir nesse outro contexto – ou seja, é possível o mesmo prazer sem interesse em um cenário de trabalhos artísticos múltiplos e inumeráveis? Ainda, os conferencistas propõem que na modernidade a mercadoria passa a ser o objeto que ganha uma aura, de um modo mais alienante que o anterior.

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma parceria entre o IEA e o Itaú Cultural. Com o objetivo de promover atividades ligadas à arte e à gestão cultural, foi criada em 2015 e lançada oficialmente em 2016.

Outras informações estão disponíveis no site do IEA.

O Prazer Desinteressado da Arte? De Kant à Cultura Pós-Aurática de Walter Benjamin
com Barbara Freitag, Cremilda Medina, Jeanne Marie Gagnebin, Martin Grossman e Sérgio Paulo Rouanet
segunda 15 de agosto de 2016
às 14h30

Instituto de Estudos Americanos (IEA) (Sala de Eventos) | Rua da Biblioteca, s/no, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone 11 3091 1678

Entrada gratuita inscrições pelo site do IEA

Compartilhe