Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Desde 2016, a iniciativa abre espaço para a discussão e a promoção de atividades voltadas para o cenário das artes – com foco na gestão cultural

Publicado em 08/03/2018

Atualizado às 10:37 de 30/11/2022

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência é uma parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Desde 2016, a iniciativa abre espaço para a discussão e a promoção de atividades voltadas para o cenário das artes – com foco na gestão cultural. A duração mínima de cinco anos foi expandida e, agora, a parceria segue renovada até 2025.

A cátedra conta com a coordenação acadêmica de Martin Grossmann – ex-diretor do IEA e professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – e se estrutura em dois programas: Redes Globais de Jovens Pesquisadores e Líderes na Arte, Cultura e Ciência. O primeiro visa à formação de novas lideranças, fomentando o trabalho de pesquisadores de até 40 anos de idade; o segundo concentra-se na questão das políticas públicas para a cultura e as artes.

Titulares

A cada ano a Cátedra Olavo Setubal elege um titular para orientar suas atividades. Em 2016, o cargo foi ocupado por Sérgio Paulo Rouanet, diplomata, ensaísta, ex-secretário nacional de Cultura e autor do projeto da lei de incentivo à cultura que leva o seu nome. No ano seguinte, o titular foi Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake e presidente da Associação Nacional das Entidades Culturais Não Lucrativas (Anec).

Em 2018 quem assumiu a posição foi a educadora e ativista social Eliana Sousa Silva, diretora-fundadora da Redes da Maré, instituição focada no desenvolvimento sustentável do maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, a Maré – confira aqui uma entrevista realizada na época.

No último ano, a Cátedra teve dois titulares: Paulo Herkenhoff, curador e crítico de arte, e Helena Nader, bioquímica e professora de biologia molecular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Agora, em 2020, Néstor García Canclini será o novo titular da Cátedra Olavo Setubal. O conceituado antropólogo argentino assume a partir de 1º de setembro – saiba mais aqui.

Acompanhe aqui os vídeos dos encontros que foram realizados desde 2016.

Compartilhe