Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ceumar

Cantora e compositora mineira faz show do álbum Silencia

Publicado em 26/02/2016

Atualizado às 10:20 de 03/08/2018

A cantora e compositora mineira Ceumar está de volta ao Brasil após uma temporada de seis anos na Holanda. Ela sobe ao palco para apresentar as composições do álbum Silencia, o sexto da sua carreira, ao lado dos músicos Adriana Holtz (violoncelo), Daniel Coelho (baixo acústico), Rogério Delayon (cordas) e Ari Colares (percussão). O espetáculo tem a participação especial do violeiro Ivan Vilela.

“O Ivan gravou conosco em 'Rio Verde', 'Liberdade' e 'Segura o Coco' e deu uma contribuição incrível para os arranjos desse disco”, conta Ceumar. “No show nós vamos apresentar essas canções e vou aproveitar para fazer um número especial com ele.”

Lançado em 2014, Silencia é uma parceria entre Ceumar e o violoncelista francês Vicent Ségal, também diretor musical do trabalho. O disco, gravado ao vivo em estúdio, levou apenas dez dias para ser finalizado (computando-se aí cinco dias para os ensaios e outros cinco para o processo de gravação) e reflete na sonoridade a atmosfera intimista e de cumplicidade vivenciada pela cantora e pelos músicos que a acompanharam.

“Quando chegamos ao estúdio [para gravar], estávamos bem tranquilos, relaxados. Não ficou aquela tensão de gravação”, conta a artista. “Eu gosto da cumplicidade [com os músicos]. [...] Nós temos de ser parceiros e confiar para poder rolar o encanto. Isso aconteceu nessa gravação – e no palco também é muito forte”, explica.

Com sonoridade lírica e popular ao mesmo tempo, Silencia apresenta composições repletas de sons, silêncios, movimentos sutis e arranjos marcados por violoncelo e violão, de autoria de Ceumar e de nomes como Gildes Bezerra, Tata Fernandes, Vitor Ramil, Kleber Albuquerque e Kiko Dinucci. Nesse álbum a cantora revela também a busca pessoal por utilizar a voz de maneira mais suave. “Eu já tinha vontade de trabalhar algo mais lírico, apesar de não ser uma cantora clássica. Percebi que minha voz poderia ser usada de forma mais sutil, com menos técnicas e impostações”, explica.

Perguntada se pretende permanecer no Brasil – mais especificamente em Itanhandu, no sul de Minas Gerais – ou voltar em breve para a Holanda – onde se apresentou em diversos locais, assim como em outros palcos importantes na Europa, e lançou o álbum Live in Amsterdam (2010) –, Ceumar diz que o primordial não é estar aqui ou lá. “A questão é estar feliz, bem e inspirada. E eu estou. Isso para mim é o mais importante”, conclui.

Ceumar
sábado 12 de março de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 1212 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe