Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinco indicações de leitura por convidados do Brechas Urbanas

Claudia Jaguaribe, Daniel Mello, Mônica Sodré, Monique Evelle e Uxa Xavier sugerem leituras que ajudam a entender as cidades hoje

Publicado em 07/01/2019

Atualizado às 15:59 de 17/08/2022

por Duanne Ribeiro

O Brechas Urbanas – que traz debates na convergência entre cultura e cidade, arte e ciência, política e criatividade – realizou sua última edição em novembro de 2018; a próxima mesa ocorrerá em fevereiro (na pauta, as cidades assim como lidas pela literatura). Aproveitamos a pausa do programa para propor uma coluna diferente: pedimos a alguns participantes do Brechas para indicarem um livro que contribua para entendermos as cidades nos dias de hoje.

Veja abaixo as indicações. Confira também a playlist de gravações do programa.


Claudia Jaguaribe: Shifting Horizons: Urban Space and Social Difference in Contemporary Brazilian Documentary and Photography, de Alice Louisa Allen

A fotógrafa Claudia Jaguaribe participou – com a cantora e compositora We‘e’na Tikuna – da mesa Memória Estética das Cidades (na coluna Onde encontrar a memória da cidade?, você acessa algumas das principais ideias desse debate). Sobre o livro indicado, Jaguaribe disse: “Allen aborda a sociedade a partir das narrativas imagéticas do documentário e da fotografia. É um ponto de vista muito atual, porque faz um cruzamento de disciplinas para entender a cidade contemporânea”.

 

Daniel Mello: Necropolítica, de Achille Mbembe

O jornalista Daniel Mello, militante do movimento A Craco Resiste, compôs a discussão da qual participaram também Maria Eulina Hilsenbeck, do Clube de Mães do Brasil, e Dito Barbosa, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.

Sobre a obra do filósofo camaronês indicada, Mello comenta: “Em 2018 refleti muito a partir desse livro. Ele traz um pensamento para compreender como são elaboradas as narrativas de segregação territorial e militarização de espaços crescente nas grandes cidades brasileiras. Como populações são colocadas sob ameaça de morte constante em um modelo opressivo de negação de direitos e de existência. Parece-me fundamental ainda entender que algumas decisões tomadas nos nossos espaços urbanos estão intimamente conectadas com uma forma de exercer o poder difundida globalmente”.

 

Mônica Sodré: O que É Poder Local, de Ladislau Dowbor

A professora Mônica Sodré esteve no instituto, com o advogado Rafael Poço e o também professor Ricardo, participando da mesa Restauração da Democracia Brasileira Através das Cidades. O livro indicado está disponível em pdf no site do autor.

 

Monique Evelle: Como Chegamos até Aqui?, de Steve Jhonson

A empreendedora social Monique Evelle partilhou o Brechas com o gestor cultural Alemberg Quindins: O Poder Transformador da Arte nas Cidades (na coluna, discutimos as contribuições trazidas por ambos). “Sempre que posso releio esse livro”, comenta Evelle. “É ótimo, principalmente para presentear quem acredita piamente que está inventando a roda ou que é possível fazer, criar ou gerir algo sozinho. Ele fala das ferramentas que tornaram nossa vida possível”.

 

Uxa Xavier: Monstros Urbanos, de Renata Bueno

A educadora Uxa Xavier, a performer Tatiana Shunck e o ator Luciano Pontes dialogaram na mesa As Artes do Corpo Ocupando a Cidade. Xavier comenta sua sugestão: “Indico um livro que usei no processo de derivas para a criação da performance Breves Partituras para Muitas Calçadas, uma leitura de devaneios sobre os rastros e formas que pertencem à cidade, no caso a cidade de São Paulo”. Saiba mais sobre o livro no site da autora.

 

Duanne Ribeiro integra a equipe de Comunicação do Itaú Cultural e compõe a curadoria do ciclo de debates Brechas Urbanas.

Compartilhe