Era dos Mortos, Rambú IV: O Clone, Zombio e Cocô Preto são algumas produções da mostra Cinema de Bordas, realizada pelo Itaú Cultural com curadoria de Bernadette Lyra e Gelson Santana, entre os dias 22 e 26 de abril. Com estética trash e produção quase caseira, esses vídeos são realizados à margem do cinema comercial ou mesmo do cinema que pretende ter o status de arte.

Cunhado pela pesquisadora Bernadette Lyra, o termo "cinema de bordas" se aplica à vasta produção cinematográfica realizada em todo o Brasil por produtores independentes que, apesar do baixo orçamento, suspendem os limites entre o sofisticado e o popular. Histórias inusitadas e narrativas marcadas pela ação e o sentimento são a base dessas realizações, que, aproveitando-se dos poucos recursos, sugerem uma linguagem diferente entre as muitas já apropriadas pelo cinema.

Cinema de Bordas reúne em uma só mostra diversos títulos dessa safra, e você não pode perder. Confira a programação completa ao lado e a sinopse dos trabalhos e surpreenda-se. Compareça!