Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinema de Bordas contempla filmes realizados sem recursos pelo interior do Brasil

De 1 a 5 de agosto, o Itaú Cultural apresenta a 4ª edição do Cinema de Bordas com 23 filmes realizados por diretores brasileiros. Sem...

Publicado em 02/08/2012

Atualizado às 10:58 de 04/09/2017

De 1 a 5 de agosto, o Itaú Cultural apresenta a 4ª edição do Cinema de Bordas com 23 filmes realizados por diretores brasileiros. Mesmo sem recursos e estrutura, honram a paixão pelo cinema realizando produções simples, adotando o improviso e driblando a precariedade para produzir obras de estética "tosca" e "impura". Os produtores e diretores utilizam espaços caseiros como cenários, e parentes e amigos como atores para realizar o sonho de fazer filmes. A curadoria é dos pesquisadores Bernadette Lyra, doutora em cinema, Gelson Santana, doutor em ciências da comunicação, e Laura Cánepa, mestre em ciências da comunicação - todos pela USP, com colaboração dos membros do grupo independente de pesquisa: Alfredo Suppia, Lúcio Reis, Noemi Araujo, Rogerio Ferraraz, Rosana Soares e Zuleika Bueno.

Um dos destaques dessa edição é a exibição do inédito A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno, chamado no meio como "Seu" Manoelzinho e já conhecido dos paulistas aficcionados destas mostras do Itaú Cultural. Trata-se de um dos primeiros filmes realizados por ele no nordeste capixaba, contando com a participação dos habitantes da cidade de Mantenópolis como atores, cuja fita, gravada em VHS, ficou perdida por 15 anos sem que ninguém a tivesse visto. Recém-encontrada, acaba de ser recuperada e o público de São Paulo a verá em primeira mão.

As outras duas estreias são Black Power Jones, de Igor Simões Alonso, sobre marginais e gente comum que vive em torno de apostas e lutas clandestinas. Vermibus tem direção de Rubens Mello. Neste roteiro, Lucila perde os pais em um acidente e decide manter a Casa dos Cordéis, legado cultural e patrimônio de sua família. Com o passar do tempo, ela se envolve em uma trama macabra, onde a vida e a morte se confundem.

"O grande diferencial do Cinema de Bordas é a junção de atores, atrizes, produtores e realizadores dos mais diferentes lugares do país", explica Bernadette Lyra observando que alguns deles se conheceram e se aproximaram nas mostras anteriores. O público pode perceber nos créditos e nas narrativas de diversas obras a coincidência de nomes de profissionais, já que muitos deles participam, atuam e colaboram uns nas produções dos outros. Em geral, os filmes de borda circulam em espaços caseiros ou em mostras alternativas e atendem a um público específico que vê nas telas o reflexo do seu modo de vida, gosto e hábitat.

Bate-papo e filmes
A programação abre no primeiro dia de agosto (quarta-feira), às 20h, com um bate-papo dos curadores com o público para explicar o cinema de bordas e falar da seleção dos filmes desta edição, seguido da exibição de quatro obras: Onde Está Meu Rim?, de Renato Dib; em que um homem tira uma soneca no carro e enfrenta um pesadelo;  Roquí Son Contra o Extermínio Ambiental, também de Dib, em que Roquí mata Dr. Bad, mas o seu fantasma exige vingança; seguida de DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano, que conta como Felipe é confrontado pela esposa, infeliz com o casamento, e pela sogra. Finaliza com a exibição do já citado Vermibus.

Neste mesmo dia ainda acontece o lançamento do livro Cinema de Bordas 3, de Gelson Santana, editado pela A Lápis, sobre a edição passada do evento. Os artigos dão continuidade aos estudos do grupo independente de pesquisadores  que examinam e divulgam a produção, realização e exibições periféricas que coexistem junto à história do cinema tradicional.

No dia 2 (quinta-feira), são realizados dois ciclos de filmes. Às 18h são exibidos Morte e Morte de Johnny Zombie, de Gabriel Carneiro, sobre um engenheiro de plantão em uma fábrica de pesticidas da qual vaza gás tóxico; Em Entrega Especial, de Rodrigo Brandão, um entregador se envolve em uma disputa entre duas máfias rivais; Fatman & Robada, de Rogério Baldino, fala de um milionário que combate o crime usando o codinome Fatman e convoca o mordomo como parceiro: o Robada, os dois combatem o monstro Galinha, uma criação do Dr. Gore. A sessão finaliza com Brasil, Um País de 5%, de Nerivaldo Ferreira e Johel Alvez Bright, que mostra uma minoria que come e bebe do melhor e uma maioria que sobrevive dos restos do lixo.

No ciclo que inicia às 20h, é a vez de Hipnose Para Leigos, de Chico Lacerda, alertando para as graves consequências que a hipnose pode trazer; em Como Irritar Dandies do Hardcore, de Gurcius Gewdner, um gato astronauta salva o mundo de um meteoro, enquanto criminosos tentam fechar sites de download e adolescentes incomodam uma banda de hardcore; em Mais Denso que Sangue, de Ian Abé, um forasteiro se camufla na multidão durante a comemoração da Semana Santa. Por fim, é exibido Jerônimo, O Herói do Sertão, de David Rangel, em que um fazendeiro é assassinado após receber uma fortuna e o filho, viciado em jogo, é preso como principal suspeito.

Depois dessa sessão há um bate-papo com David Rangel, carioca cinéfilo e um dos precursores da realização dos filmes de bordas. A mediação é de Rogério Ferraraz, pesquisador de cinema e audiovisual e coordenador do Mestrado em Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi.

No dia 3 (sexta-feira), às 18h é apresentado Antes/Depois, de Christian Caselli, sobre as consequências da propaganda na vida sexual; Bastar, de Gustavo Serrate, conta a invasão na casa dos irmãos Bastar e André, em que este é assassinado sem motivo aparente. Em seguida vem a estreia Black Power Jones, de Igor Simões Alonso.  O filme que se segue é O Cabra Bode, de Milton Santos, em que uma cabra vira bode e assusta a região.

Lobisomens e garotas de programa
Às 20h do mesmo dia, é apresentado Necrochorume, de Geisla Fernandes. O filme fala do líquido derivado da decomposição de corpos que pode misturar-se às águas destinadas ao consumo humano e é seguido de Lua Perversa 2, de André Bozzetto Jr, em que os irmãos Jones e João vivem em pé de guerra, mas quando um lobisomem surge eles precisam deixar as desavenças de lado para enfrentá-lo. Em A Lenda da Lagoa Vermelha II - A Vingança, de Eutímio Carvalho, quem se aventura por essas águas nas noites de lua cheia de agosto dificilmente volta para casa. Finalmente, o aguardado A Maudição da Casa de Vanirim, de "Seu" Manoelzinho, seguido de bate-papo do público com os curadores e realizadores presentes.

No sábado (dia 4), são exibidas mais quatro obras. Começa às 18h com a reexibição de A Lenda da Lagoa Vermelha II, seguido de Uma Vinchester Para Três Tumbas, de Arlindo Filho, em que um coronel e um xerife se acham acima da lei e matam e roubam homens de bem, mas surge Jack Coller, que volta do inferno para vingar a morte dos pais. Às 20h, é reapresentado Lua Perversa 2, seguido de Flor de Abril, de Cícero Filho, sobre Teresa que é obrigada a casar e após ser agredida pelo marido e perder o filho, ela o mata e vai para São Luiz trabalhar como garota de programa.

No último dia do evento, domingo (5), as exibições começam às 16h, com as reprises de Jerônimo, O Herói do Sertão; A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno; Black Power Jones, de Igor Simões Alonso e DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano. Essas exibições também são seguidas de outra conversa entre os curadores e os realizadores presentes, finalizando com a reapresentação de Vermibus, e A Noite dos Chupacabras, de Rodrigo Aragão, em que morte e sangue espreitam duas famílias rivais. Algo sinistro ronda a fazenda da família Silva e faz vitimas, mas os Carvalho, apegados ao passado e presos no ódio, não enxergam o mal que se aproxima.

Oficinas
Em paralelo ao evento, são realizadas oficinas de cinema, de 2 a 4 de agosto, das 14 às 18h, ministradas por Joel Caetano da Recurso Zero Produções, que visa a realizar filmes de ficção de baixo orçamento, mas com qualidade técnica e narrativa. A produtora já criou 13 curtas metragens que renderam várias participações em festivais e mostras nacionais e internacionais, além de relevantes prêmios.

O objetivo das aulas é passar parte da experiência, estimulando a criatividade dos participantes para produzir bons filmes com poucos recursos. Os temas abordados serão roteiro, pré-produção, captação de imagens, finalização, edição e sonorização. Todas as etapas são abordadas a partir das experiências e conceitos desenvolvidos pela produtora nos 11 de existência. A meta é que os alunos saiam com, pelo menos, um curta metragem produzido. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e se inscrever de 23 a 31 de julho pelo telefone (11) 2168-1779.

PROGRAMAÇÃO
1 de agosto (quarta-feira)
20h -  Bate-papo com os curadores Bernadette Lyra, Gelson Santana e Laura Cánepa, seguido de exibição de seleção especial de filmes:
Onde Está Meu Rim?, de Renato Dib (1 min, Manaus, 2010)
Roquí Son Contra o Extermínio Ambiental, de Renato Dib (2 min, São Paulo e Manaus, 2012)
DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano (12 min, Carlos Barbosa e São Paulo, 2012)
Vermibus, de Rubens Mello (25 min, Guarulhos, 2012)

2 de agosto (quinta-feira)
18h - Morte e Morte de Johnny Zombie, de Gabriel Carneiro (14 min, São Paulo, 2011)
Entrega Especial, de Rodrigo Brandão (27 min, Juiz de Fora, 2006)
Fatman & Robada, de Rogério Baldino (32 min, Porto Alegre, 1997)
Brasil, um País de 5%, de Nerivaldo Ferreira e Johel Alvez Bright (36 min, Rio Real, 2011)
20h - Hipnose Para Leigos, de Chico Lacerda (6 min, Recife, 2005)
Como Irritar Dandies do Hardcore, de Gurcius Gewdner (16 min, Rio de Janeiro, 2012)
Mais Denso que Sangue, de Ian Abé (15 min, Cabaceiras, 2011)
Jerônimo, O Herói do Sertão, de David Rangel (32 min, Paty do Alferes, 1996)
Seguido de bate-papo com David Rangel, mediado por Rogério Ferraraz

3 de agosto (sexta-feira)
18h - Antes/Depois, de Christian Caselli (9 min, Rio de Janeiro, 2005)
Bastar, de Gustavo Serrate (20 min, Brasília, 2010)
Black Power Jones, de Igor Simões Alonso (17 min, Osasco, 2012)
O Cabra Bode, de Milton Santos (45 min, Cícero Dantas, 2011)
20h - Necrochorume, de Geisla Fernandes (17 min, São Paulo, 2012)
Lua Perversa 2, de André Bozzetto Jr (18 min, Pinhalzinho, 2011)
A Lenda da Lagoa Vermelha II - A Vingança, de Eutímio Carvalho (30 min, Cícero Dantas, 2012)
A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno (26 min, Mantenópolis, 1987)
Seguido de bate-papo do público com os curadores e realizadores presentes.

4 de agosto (sábado)
18h - A Lenda da Lagoa Vermelha II, de Eutímio Carvalho (30 min, Cícero Dantas, 2012)
Uma Vinchester Para Três Tumbas, de Arlindo Filho (91 min, Presidente Prudente, 2012)
20h - Lua Perversa 2, de André Bozzetto (18 min, Pinhalzinho, 2011)
Flor de Abril, de Cícero Filho (110 min, São Luiz, 2011)

5 de agosto (domingo)
16h - Jerônimo, O Herói do Sertão, de David Rangel (32 min, Paty do Alferes, 1996)
A Maudição da Casa de Vanirim, de Manoel Loreno (26 min, Mantenópolis, 1987)
Black Power Jones, de Igor Simões Alonso (30 min, Osasco, 2012)
DR, de Felipe Guerra e Joel Caetano (12 min, Carlos Barbosa e São Paulo, 2012)
Seguido de bate-papo entre os curadores e realizadores presentes.
18h - Vermibus, de Rubens Mello (25 min, Guarulhos, 2012)
A Noite do Chupacabras, de Rodrigo Aragão (95 min, Guarapari, 2011)

SERVIÇO
Mostra Cinema de Bordas
De 1 a 5 de agosto de 2012 (quarta-feira a domingo)

Sala Itaú Cultural (247 lugares)
Entrada franca (ingressos distribuídos com meia hora de antecedência)
Estacionamento com manobrista: R$ 10,00 uma hora; R$ 5,00 a segunda hora; e mais
R$ 4,00 p/ hora adicional
Estacionamento gratuito para bicicletas
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Oficina Produzindo com Recurso Zero
De 2 a 4 de agosto de 2012, de quinta a sábado
Das 14h às 18h
15 vagas
Inscrições: de 23 a 31 de julho pelo telefone (11) 2168-1779

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldo@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 11.3629.1017
Jessica Orlandi: jessica.orlandi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo

Compartilhe