Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinema e Vídeo, Dança e o inédito Pesquisa em Moda e Design são os editais que o Rumos lança neste ano

No dia 17 de abril, o programa Rumos Itaú Cultural lançou três editais: Pesquisa, que pela primeira vez, se foca em Moda e Design, Cinema...

Publicado em 15/05/2012

Atualizado às 10:58 de 04/09/2017

No dia 17 de abril, o programa Rumos Itaú Cultural lançou três editais: Pesquisa, que pela primeira vez, se foca em Moda e Design, a partir de uma ação do Observatório Cultural, para incentivar teses e dissertações acadêmicas sobre esses dois temas. Cinema e Vídeo dá continuidade à mudança de foco apresentada na edição anterior quando expandiu sua área de ação para além do campo do documentário. Dança apresenta três novas carteiras, tendo em vista a política do instituto voltada para a formação: Dança para Crianças, Formadores, e Residência para Criação. Elas se juntam à já reconhecida bolsa para Desenvolvimento de Pesquisa para artistas que se dedicam ao estudo de linguagem em todos os gêneros da dança.

A seleção dos projetos será feita por comissões autônomas formadas por especialistas nas áreas contempladas e um representante do Itaú Cultural em cada área - exceto em Cinema e Vídeo em que o Núcleo somente dá os parâmetros de trabalho. Os resultados serão anunciados no segundo semestre de 2012. Em todos os casos, a divulgação será feita por email, correspondência, telefone, pela imprensa e pelo site do Itaú Cultural, onde se encontram os três editais completos e por meio do qual deve ser feita a inscrição gratuita (www.itaucultural.org.br/rumos).

OUTRAS FASES DO RUMOS EM 2012
Artes Visuais
Até o dia 22 de abril, a sede do instituto em São Paulo abriga a exposição Convite à Viagem - Rumos Artes Visuais 2011/2013 com mais de 100 obras realizadas pelos 45 contemplados neste segmento do programa no ano passado. Trata-se da etapa de difusão dos trabalhos, que ainda seguirá em mostras com recortes específicos para as cidades de Belém (PA), Goiânia (GO), Joinville (SC) e Recife (PE), fechando com exibição integral no Rio de Janeiro para completar a itinerância. Aracaju (SE), Araraquara (SP), Brasília (DF), Cachoeira (BA), Maringá (PR), Macapá (AP), Uberlândia (MG), e Boa Vista (RR, a confirmar) receberão workshop para identificar a produção artística e analisar o cenário cultural local.

Educação
Em mais uma fase de difusão, de 16 a 23 deste mês, o Itaú Cultural faz um encontro fechado dos 14 profissionais selecionados na mais recente edição do Rumos Educação, Cultura e Arte, edição do ano passado. Eles se reúnem em sua sede, na Av. Paulista para discutir as práticas educativas fundamentadas em arte e cultura fora do contexto escolar. De 18 a 23 são realizados eventos abertos ao público, entre workshop, espetáculos e debate sobre o tema (veja release com a informação completa neste caderno).

Pesquisa
O Rumos Pesquisa Gestão Cultural, lançado em 2010, também está na fase de divulgação dos projetos apoiados na carteira de Pesquisa em Andamento e na de Pesquisa Concluída. Em maio serão lançadas no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife, Porto Alegre as revistas resultantes das pesquisas concluídas: A Proteção Jurídica de Expressões Culturais de Povos Indígenas na Indústria Cultural, de Victor Lúcio Pimenta de Faria; Os Cardeais da Cultura Nacional : O Conselho Federal de Cultura na Ditadura Civil-Militar (1967-1975), de Tatyana de Amaral Maia; Por uma Cultura Pública: Organizações Sociais, OSCIPS e a Gestão Pública Não Estatal na Área da Cultura, de Elizabeth Ponte e Discursos, Políticas e Ações: Processos de Industrialização do Campo Cinematográfico Brasileiro, de Lia Bahia.

Os resultados das pesquisas em andamento selecionadas serão publicados no site do Itaú Cultural e divulgados em eventos nacionais, em cidades como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), entre ouras a serem definidas: Mapeamento da Produção Cultural em Uma Favela da Zona Norte do Rio de Janeiro, de Adriana Facina; Circuito Fora do Eixo: Um Estudo Sobre Os Princípios, As Dinâmicas de Trabalho e Os Desafios da Maior Rede de Coletivos de Cultura do Brasil, de André Azevedo da Fonseca e Avaliação da Modalidade de Educação a Distância na Formação dos Gestores Culturais dos Pontos de Cultura: Limites e Possibilidades, de Maria Daniela Carneiro Gouveia de Melo.

Teatro
A partir do segundo semestre deste ano, 12 cidades brasileiras receberão, cada uma, duas companhias de teatro totalizando as 24 selecionadas em 2011 no primeiro edital Rumos Teatro. Grupos como Lume, de Campinas (SP); Cia Brasileira de Teatro, de Curitiba; Cia dos Atores, do Rio de Janeiro; Os Fofos Encenam e Núcleo Argonautas, de São Paulo; Ói Nós Aqui Traveiz, do Rio Grande do Sul, e Spamca, de Minas Gerais, entre outros, ministrarão cursos de teatro em Belém (PA), Blumenau (SC), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Macapá (AP), Palmas (TO), Pelotas (RS), Rio Branco (AC), Rio Preto (SP), São Luiz (MA), Vitória (ES). Na ocasião será exibido EVOÉ! - Retrato de um Antropófago documentário sobre Zé Celso Martinez Correa,dirigido por Tadeu Jungle e Elaine Cesar, para a série ICONOCLÁSSICOS produzida pelo Itaú Cultural.

Jornalismo Cultural
Os 12 universitários e oito professores selecionados em Jornalismo Cultural, quarto edital neste segmento lançado no ano passado, participam, exclusiva e respectivamente, do Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural e do Fórum Virtual de Discussão. Orientados pelo jornalista cultural e escritor José Castello, os estudantes são pautados para desenvolver reportagens para a editoria de cultura em mídia impressa, sonora, audiovisual e web. Já os docentes, mediados pelo também acadêmico e jornalista (e ex-selecionado Rumos Jornalismo Cultural) Nísio Teixeira, preparam um inédito mapeamento sobre os programas dos veículos de comunicação relacionados ao treinamento de alunos finalistas ou recém-formados em jornalismo.

Literatura
De sua parte, o Rumos Literatura vive um período de difusão do livro Territórios Críticos, fruto da quarta edição (2010-2011) em parceria com a Editora Babel, no qual 14 selecionados desenvolveram seus projetos contemplados nas áreas de Produção Literária e Crítica Literária - incluindo a argentina Julieta Yelin e a estadunidense Hilary Kaplan, já que o edital, pela primeira vez, permitia a inscrição de especialistas estrangeiros em literatura brasileira.

Música e Arte Cibernética
Durante o ano, o Rumos Música prossegue com os shows de difusão - em 2012, exibe os resultados dos selecionados na categoria Rumos Coletivo apresentando ao país novas formações musicais. É um total de nove apresentações que, gravadas parcialmente, integrarão programas a serem exibidos pelas tevês parcerias do instituto. No ano passado foi feito o mesmo com os contemplados na categoria inédita Infantil e Mapeamento. Arte Cibernética se prepara para o próximo edital, em data a definir.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
ww.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11. 5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: Caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 3629-1017
Jessica Orlandi: jessica.orlandi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe