Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Como Rasurar a Paisagem

Manoel Ricardo de Lima e Mayra Martins Redin Residência Rio de Janeiro / RJ O projeto propôs uma experiência de residência artística a...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Manoel Ricardo de Lima e Mayra Martins Redin
Residência
Rio de Janeiro/RJ

O projeto propôs uma experiência de residência artística a um grupo de artistas em dois lugares distintos do Brasil: Quixeramobim (incluindo as cidades vizinhas Quixadá e Juatama), no Ceará, e Tavares, no Rio Grande do Sul.

Iniciativa da artista visual Mayra Martins Redin e do escritor Manoel Ricardo de Lima, esses locais foram escolhidos como forma de provocar os participantes a partir da adversidade do clima (frio em Tavares, calor em Quixeramobim) e da distância e do isolamento dos centros urbanos. A dupla reuniu artistas que transitam por áreas como literatura, artes visuais, música e cinema. O ponto de partida é a experimentação em arte por meio da criação e do afrontamento em zonas de experiências.

A proposta também contou com a participação de 16 alunos do projeto de formação audiovisual Patrimônio na Tela, coordenado pelo cineasta Alexandre Veras, em Quixeramobim. Os jovens registraram em vídeo todos os acontecimentos da residência Como Rasurar a Paisagem na cidade. Três deles puderam, ainda, integrar e gravar as ações realizadas em Tavares. Um caderno de memória do projeto pode ser visualizado no site comorasurarapaisagem.com.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe