Em parceria com Redes da Maré, o Itaú Cultural apresenta no Centro de Artes da Maré uma exposição focada na trajetória de Conceição Evaristo, um dos nomes mais relevantes e necessários da literatura brasileira contemporânea.

Veja também:

>> Ocupação Conceição Evaristo

Desdobramento da Ocupação Conceição Evaristo – evento ocorrido entre maio e junho deste ano no Itaú Cultural, em São Paulo –, a exposição apresenta fac-símiles de manuscritos, fotos, vídeos e outros materiais ligados à trajetória da escritora, que vive no Rio de Janeiro desde os anos 1970 e também construiu uma sólida carreira no campo da educação.

Nascida em 1946, em Belo Horizonte, Conceição compõe sua obra com base no que chama de “escrevivência”, ou a escrita que nasce do cotidiano e das experiências vividas. Em seus romances, contos e poemas, a autora explora sobretudo o universo – a realidade, a complexidade, a humanidade – da mulher negra.

Apesar de escrever desde a juventude, Conceição só se tornou um nome reconhecido no meio literário recentemente. Exemplo disso é o romance Becos da Memória, que a autora produziu a partir de situações vividas e observadas na extinta favela do Pindura Saia, na capital mineira, onde passou a infância e a adolescência. Concluída no final dos anos 1980, a obra foi publicada apenas em 2006, após o lançamento do livro de estreia da artista, Ponciá Vicêncio (2003).

Conceição Evaristo

abertura
sábado 30 de setembro de 2017
às 16h

visitação
sábado 30 de setembro a quinta 30 de novembro de 2017
segunda a sexta 9h às 20h
sábado 9h às 13h

Entrada gratuita

Centro de Artes da Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 181, Nova Holanda, Maré, Rio de Janeiro/RJ

Veja também