Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Conexões Itaú Cultural 2016

Encontro internacional discute a presença da literatura brasileira no exterior

Publicado em 28/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

Libras

Entre os dias 9 e 11 de novembro, o programa Conexões Itaú Cultural reúne tradutores e pesquisadores de diferentes países para refletir sobre a presença da literatura brasileira no exterior.

São três mesas de discussão, todas apresentadas às 16h. O processo de tradução do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, para o inglês e o alemão é o tema da primeira delas (dia 9). Já a segunda (dia 10) tem como foco a circulação da obra do escritor Luiz Ruffato no mercado editorial e na academia de outros países. Por fim, o terceiro encontro (dia 11) analisa o impacto do atual cenário socioeconômico do Brasil nas aulas de cultura e literatura brasileiras promovidas por instituições de ensino estrangeiras.

Saiba mais sobre cada uma das mesas do evento na aba Programação.

Além de realizar esses debates anuais na sede do Itaú Cultural, em São Paulo (SP), o Conexões já participou de encontros na Alemanha, na Espanha, nos Estados Unidos, na França e na Itália. Na internet, o público também pode acessar o blog – com um mapeamento da literatura brasileira no exterior – e a memória audiovisual do programa.

Nos mesmos dias em que ocorrem as atividades do Conexões, o Itaú Cultural apresenta a nona edição do Encontros de Interrogação, que aborda a noção de política na literatura brasileira contemporânea. E no fim do mês, entre 23 e 27 de novembro, o instituto ainda recebe parte da programação da Balada Literária – evento que, com curadoria do escritor Marcelino Freire, conta com debates e espetáculos.

Conexões Itaú Cultural
quarta 9 a sexta 11 de novembro de 2016
às 16h
[duração aproximada de cada debate: 90 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do debate | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do debate | um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe