Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Confira os selecionados do Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017

Anunciamos a lista de contemplados do Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia...

Publicado em 31/08/2017

Atualizado às 12:17 de 03/09/2019

Anunciamos a lista de contemplados do Programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017. Todos os 231 projetos inscritos foram avaliados pelos pesquisadores Cláudia Leitão, do Observatório da Governança Municipal, de Fortaleza (CE); Elder Alves, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/Ufal); Gisele Jordão, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); e Leandro Valiati, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da equipe do Observatório.

 

CARTEIRA PESQUISA CONCLUÍDA

 

Agostinho Geraldo Gomes (Unimep – Piracicaba/SP)
Quanto vale a cultura? Uma análise jurídico-empírica do adimplemento dos direitos culturais pelas Unidades Federativas do Brasil

Reflexão sobre a cultura como um direito social fundamental no ordenamento jurídico brasileiro. Estabelecendo um diálogo entre direito e economia, a pesquisa se debruça sobre a realidade de países em desenvolvimento, com desafios orçamentários que restringem a efetividade dos direitos culturais, entre outros.

 

Daniele Cristina Dantas (Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Rio de Janeiro-RJ)
Indicadores para análise da oferta cultural na cidade do Rio de Janeiro: um estudo a partir de dados de registros administrativos da Secretaria Municipal de Cultura no ano de 2013

Apresenta um método para analisar a oferta cultural em equipamentos sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e propõe um sistema de indicadores.

 

João Grand Junior (UFRJ)
Cultura, criatividade e desenvolvimento territorial na cidade do Rio de Janeiro: o caso da Rede Carioca de Rodas de Samba

A tese discute as culturas do samba e do Carnaval como instrumentos de desenvolvimento territorial na capital fluminense, ressaltando o papel estratégico dessas expressões como catalisadores de interações sociais e produtivas da cidade. Nesse contexto, examina os efeitos da Rede Carioca de Rodas de Samba para o sistema territorial de produção.

 

Luiz Ojima Sakuda (USP)
Plataformas como novo tipo de governança de cadeias globais de valor: estudo na indústria de jogos digitais

Este trabalho propõe um novo tipo de governança centrado na indústria de jogos digitais, em contraposição a outros movimentos disruptivos contemporâneos, como a chamada “uberização” (o nome, inspirado no aplicativo de transporte privado Uber, faz referência à disseminação de esquemas de economia compartilhada similares, que ligam oferta e demanda de maneira facilitada).

 

CARTEIRA PESQUISA EM ANDAMENTO

 

Instituto Jones dos Santos Neves (Vitória/ES)
Diagnóstico setorial para a economia criativa do Espírito Santo

A pesquisa pretende realizar o diagnóstico dos setores criativos de artesanato, gastronomia, audiovisual e tecnologias da informação e do conhecimento (TICs) no Espírito Santo, a partir do mapeamento de sua cadeia produtiva. Com base nos resultados obtidos, busca-se embasar o Plano ES Criativo, do governo do estado, cujo objetivo é promover a economia criativa, tendo como princípios a diversidade cultural, a inclusão produtiva e social, a sustentabilidade e a inovação.

 

Janaina Cardoso de Mello (Aracaju/SE)
MAPTOUR-IG & QR Codes culturais em aeroportos: novos destinos turísticos inteligentes para cidades criativas, desenvolvimento territorial e revitalização urbana a partir da economia da cultura

Projeto de criação de um aplicativo e de uma ferramenta de marketing digital a ser aplicados em aeroportos brasileiros. Pretende-se oferecer aos turistas uma roteirização de produtos elaborados a partir de saberes locais vinculados às informações da infraestrutura turística dessas localidades.

 

Julia Taunay Perez (USP)
Aplicação do método de múltiplos para estimar bilheteria de produções cinematográficas brasileiras

Desenvolve um estimador de bilheteria da produção cinematográfica nacional, constituindo uma base a partir de informações da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do IMDb (banco de dados sobre cinema internacional) e outras fontes, que serão analisadas por meio de modelos de aprendizagem computacional.

 

Observatório de Favelas (Rio de Janeiro/RJ)
Maré: territorialidades inventivas da economia

A proposta é construir um estudo amplo e detalhado do capital cultural presente na Favela da Maré, no Rio de Janeiro – uma das maiores do Brasil e da América Latina –, tanto no sentido da produção e da exibição estética quanto no das condições de fruição. Com isso, procura-se estimular a ampliação da economia da cultura nesse território.

 

Olga Susana Costa Coito e Araujo (Unicamp)
Museus paulistas: um estudo do público idoso

A partir da coleta de dados em várias instituições museológicas, o estudo vai identificar o perfil de idosos frequentadores dos museus paulistas e avaliar suas percepções quanto à acessibilidade e à permanência. Diante dos resultados, será criado um guia/manual para recepção do público idoso e para possibilidades de atividades educativas.

 

Priscila Kneipp Barbuy Wilhelm (USP)
As plataformas de blockchain e a desintermediação da relação entre artistas e público

Com o advento da blockchain – tecnologia de transações on-line com estrutura descentralizada – e suas diversas aplicações, levantou-se a possibilidade de um contato direto entre o artista e o público, proporcionando ao primeiro um controle maior sobre a obra e a sua remuneração. A partir da análise do modelo de negócios de algumas plataformas voltadas para a comercialização de trabalhos criativos, o estudo vai verificar se o comércio foi mesmo realizado sem intermediários e se o criador ganhou de fato maior poder sobre sua criação.

 

 

Compartilhe