Conheça o itaú cultural

perguntas frequentes

Este é o espaço para você esclarecer suas perguntas mais frequentes a respeito do instituto e de suas diversas áreas de atuação. Para facilitar a sua pesquisa, essas questões estão categorizadas em: Instituição, Atividades, Serviços, Parceiros, Projetos e Produtos. Caso sua dúvida não tenha sido resolvida, envie um e-mail para atendimento@itaucultural.org.br.


Atividades
  • 1.

    Como posso agendar a visita de grupos?

    O agendamento de visita às exposições temporárias e ao Espaço Olavo Setubal é feito pelo telefone (11) 2168-1876, de terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Os grupos têm limite de 44 pessoas e o percurso, que conta com o acompanhamento de nossos educadores, tem duração de uma hora a uma hora e quarenta. O Itaú Cultural fornece ônibus para ONGs, escolas do município ou do estado e instituições públicas. O instituto também está preparado para realizar as visitas em LIBRAS (língua brasileira de sinais). Será um prazer recebê-los!

  • 2.

    As atividades são gratuitas?

    Sim! Todas as atividades que o instituto promove são gratuitas e abertas a qualquer interessado. Em nossa programação, você encontra informações sobre os eventos para os quais é necessário retirar ingresso ou realizar inscrição.

  • 3.

    Qual é o público atendido pelo Itaú Cultural?

    O instituto atende qualquer tipo de público que tenha interesse em sua programação.

  • 4.

    Como é feita a distribuição de ingressos?

    Os ingressos são gratuitos e distribuídos no mesmo dia do evento. Até 20% dos ingressos são reservados para público preferencial, imprensa e convidados do grupo que está se apresentando. Vale lembrar que sempre respeitamos a ordem da fila, que se forma de maneira espontânea. Em nossa programação, você encontra o horário exato da distribuição de ingressos e a classificação indicativa de cada evento.

  • 5.

    Como ocorre a visita às exposições?

    A visita às exposições é livre e gratuita. Pode ser realizada das 9h às 20h (terça a sexta-feira) e das 11h às 20h (sábado, domingo e feriado). Escolas e instituições podem agendar a visita de grupos.

Instituição
  • 1.

    Como posso trabalhar no Itaú Cultural?

    O instituto agradece seu interesse em fazer parte da nossa equipe! Você pode cadastrar seu currículo e ver quais vagas estão abertas na aba trabalhe conosco, aqui no site. Boa sorte!

  • 2.

    Qual o horário de expediente do instituto?

    De terça a sexta-feira, o instituto funciona das 9h às 20h (com permanência nas exposições até 20h30) e, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

  • 3.

    Há estacionamento?

    Sim. Há um estacionamento terceirizado com entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, na lateral do prédio do instituto. Nossos visitantes têm desconto especial. O espaço oferece vagas gratuitas para bicicletas.

  • 4.

    Onde fica o Itaú Cultural?

    Estamos localizados na Av. Paulista, 149, próximos à estação Brigadeiro do metrô.

  • 5.

    Quais são as principais atividades oferecidas ao público?

    O instituto abriga exposições temporárias com temas diversificados e, no Espaço Olavo Setubal, uma mostra permanente com peças das coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática. Sua programação também inclui peças de teatro, shows musicais, espetáculos de dança, palestras, workshops e oficinas, entre outros.

  • 6.

    Como faço para receber as últimas novidades do instituto?

    Você pode ficar por dentro de tudo o que acontece no instituto por meio da nossa newsletter (cadastre-se pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br) ou retirando a programação impressa no balcão de informações. Você também pode explorar nosso site e acompanhar o Itaú Cultural nas redes sociais.

  • 7.

    Posso comer dentro do Itaú Cultural?

    No piso térreo do instituto, você encontra o café e restaurante PanAroma [telefone: (11) 3251-1801]. Não é permitido comer nos espaços expositivos e dos auditórios.

  • 8.

    Quando o instituto foi inaugurado e quem é o seu fundador?

    Idealizado por Olavo Setúbal (1923-2008), então presidente do Banco Itaú, o Itaú Cultural foi inaugurado em 1987. A atual sede, na Avenida Paulista, só foi aberta ao público em 1995.

Parceiros
  • 1.

    Sou representante de uma emissora de TV/Rádio e gostaria de transmitir os produtos audiovisuais do Itaú Cultural. Como faço?

    Emissoras de TVs e de rádios podem ser parceiras na transmissão de produtos audiovisuais gratuitos, como shows de música, documentários, programas de entrevista e debates. Basta entrar em contato pelo email parcerias@itaucultural.org.br ou pelo telefone (11) 2168-1832.

  • 2.

    Para receber produtos (livros, CDs, catálogos, DVDs) produzidos pelo Itaú Cultural é necessário ser um parceiro?

    Não. Só podem receber produtos educativos e culturais produzidos pelo Itaú Cultural instituições culturais e educacionais e pesquisadores. Para isso é necessário seguir as instruções no site e solicitar os materiais corretamente.

Produtos
  • 1.

    É possível ter acesso aos produtos desenvolvidos pelo Itaú Cultural?

    Os nossos produtos e outras publicações relacionadas a arte e cultura brasileiras podem ser consultados por pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação na biblioteca do Itaú Cultural, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, mediante agendamento prévio pelo telefone (11) 2168-1883 ou pelo e-mail biblioteca@itaucultural.org.br.

  • 2.

    Como faço para receber os produtos (livros, CDs, catálogos, DVDs) desenvolvidos pelo Itaú Cultural?

    Não realizamos a venda de nossos produtos. Eles são doados, mediante solicitação, para instituições culturais e educacionais e para pesquisadores. Não é necessário ser um parceiro do instituto para recebê-los. No site, você pode pesquisar esses materiais seguindo o caminho explore > produtos.

  • 3.

    Como posso trabalhar no Itaú Cultural?

    O instituto agradece seu interesse em fazer parte da nossa equipe! Você pode cadastrar seu currículo e ver quais vagas estão abertas na aba trabalhe conosco, aqui no site. Boa sorte!

  • 4.

    Sou professor e quero utilizar esses materiais em sala de aula. Como posso consegui-los?

    O Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural desenvolve a cada exposição um material educativo contendo um caderno de conceitos e um caderno de atividades, que pode ser utilizado em sala de aula como preparação ou após a visita educativa. Se você quiser compartilhar suas experiências em sala de aula ou saber mais sobre as atividades educativas desenvolvidas no instituto, acesse também o blog do professor.

  • 5.

    Como posso receber os produtos do Itaú Cultural?

    Para receber os produtos educativos e culturais produzidos pelo instituto é necessário seguir as instruções no site e solicitar os materiais corretamente. Só podem solicitar instituições culturais e educacionais.

  • 6.

    É possível comprar ingressos de eventos do Auditório Ibirapuera no Itaú Cultural?

    Não. Os ingressos são vendidos no site ingresso.com ou na bilheteria do Auditório Ibirapuera. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3629-1072 ou pelo site www.auditorioibirapuera.com.br.
    Os horários de funcionamento da bilheteria são: quinta, das 11h às 20h; sexta e sábado, das 11h às 22h; domingo, das 11h às 20h.

Projetos
  • 1.

    Como fazer uma exposição no Itaú Cultural?

    Todas as exposições realizadas na sede do Itaú Cultural em São Paulo são desenvolvidas internamente por curadores convidados para cada uma delas

  • 2.

    O instituto pode patrocinar meu projeto?

    O Itaú Cultural apoia projetos somente por meio do programa Rumos, que mapeia e fomenta a cultura brasileira. O processo seletivo é realizado periodicamente e contempla diversas áreas de expressões artísticas e/ou culturais brasileiras.

Serviços
  • 1.

    Como é o sistema de prestação de contas e transparência do Itaú Cultural?

    O Itaú Cultural disponibiliza anualmente relatórios de todas as atividades desenvolvidas. As informações, separadas por áreas de expressão artística, incluem descritivos, relação de participantes e também o público atingido. Os arquivos podem ser visualizados em PDF aqui no site e estão disponíveis para consulta também no próprio instituto, na forma impressa, basta procurar pela equipe de atendimento.

  • 2.

    Além da sede paulistana, onde mais o instituto atua?

    Por meio de parceria com outras instituições, o Itaú Cultural realiza ações e eventos em outros estados brasileiros com o objetivo de atingir um público cada vez maior.

  • 3.

    O prédio é adaptado para pessoas com mobilidade reduzida?

    Sim. O instituto conta com rampas e elevadores para facilitar o acesso. Os sanitários também são adaptados. A montagem das exposições é pensada de forma que pessoas em cadeiras de roda, com muletas ou com carrinhos de bebê possam circular com facilidade.