Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Contação de histórias no Cantinho da Leitura – 28 e 29 de abril

Laços afetivos e diversidade são as tônicas das tramas infantis

Publicado em 27/03/2018

Atualizado às 11:56 de 03/08/2018

Libras

Bicho, gente e planta se unem em um convite para as crianças: que tal viajar pelas palavras? Islaine Garcia e Vanessa Testezlaf são as contadoras que, nos dias 28 e 29 de abril, das 12h às 13h, encherão o Cantinho da Leitura com histórias voz afora.

Quatro são as narrativas escolhidas, as quais versam sobre amigos e diversidade. Tatu Balão traz as peripécias de um tatu-bola que sonha em ser o tal objeto redondo e voar. Já em Lino, um porquinho de brinquedo mora em uma loja na companhia de Lua, uma coelhinha também de brinquedo. Até que, em certo momento, Lua não está mais no estabelecimento, fato que desnorteia Lino. Em O Reizinho Mandão, um menino mal-educado e mimado, dono de um título nobre, causa um problema enorme: os seus súditos esquecem como falar. O pequeno mandão busca reverter o quadro e restituir a alegria ao reino.

A Lenda da Mani é a última parada imaginativa. Mani, uma linda menina, é o gatilho tupi para que a origem da mandioca, alimento de diversas etnias indígenas e de parcela robusta do povo brasileiro, seja transmitida aos pequenos amantes das letras.

Vanessa Testezlaf e Islaine Garcia, contadoras de histórias | divulgação

Atingir a pureza

O que mais motiva e encanta Vanessa Testezlaf no contar histórias é a possibilidade de transmitir valores para os pequenos – e estes, justamente por terem uma inocência só deles, internalizam as mensagens de forma lúdica e divertida. Professora há 12 anos, Vanessa vê a contação como um recurso pedagógico importante desde o início de sua carreira. A resposta do público mirim confirma essa convicção. “A receptividade é sempre muito boa. As crianças adoram viajar por mundos inexplorados, por realidades fantásticas, e gostam de interagir com as narrativas”, observa a educadora.

No Cantinho da Leitura, as tramas abordadas dialogam com a diversidade, tema que desafia até gente grande. Para Vanessa, os olhos infantis atentos captam, por meio das histórias, a noção de respeito ao outro. “Isso é incrível e gratificante”, comemora a contadora, que no Itaú Cultural estará ao lado de sua parceira, Islaine Garcia, atriz e professora.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 28 e domingo 29 de abril de 2018
11h
às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita


Contação de Histórias [com interpretação em Libras]
sábado 28 e domingo 29 de abril de 2018
às 12h
[duração aproximada: 60 minutos]
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Compartilhe