Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Corpo Presente e Movimentos da Cultura

O instituto apresenta dois espetáculos de dança contemporânea acompanhados de debates sobre o tema

Publicado em 29/07/2015

Atualizado às 21:09 de 02/08/2018

O Itaú Cultural apresenta, entre os dias 7 e 9 de agosto, dois espetáculos de dança contemporânea que reelaboram tradições culturais populares, Dança Baixa Frevo de Casa. Cada peça será apresentada em três sessões.

O espetáculo Dança Baixa, da Cia. dos Pés e com direção da coreógrafa alagoana Telma César, constrói em cena uma sinestesia repleta de intimidade e ancestralidade para fazer uma reflexão sobre o tempo que destinamos para entrar em contato com a nossa história e a nossa cultura. O grupo aposta em um processo de criação potencializado pelo encontro das diferenças, explorando a questão do uso de diferentes referências culturais no processo criativo.

Com concepção e direção das bailarinas e coreógrafas pernambucanas Valéria Vicente e Fláira Ferro, a peça Frevo de Casa é um trabalho que investiga, por meio do improviso, a relação entre indivíduo e tradição, tratada no espetáculo como algo dinâmico, criativo e vivo. A obra se apresenta como um exercício de liberdade compartilhada guiado pela escuta, pela vibração, pelo contágio e pelo desejo.

No dia 8, antes das apresentações, a atriz e diretora de teatro Adriana Schneider Alcure e a poeta e ensaísta Leda Martins participam de um debate sobre os diferentes modos pelos quais a dança contemporânea se aproxima de matrizes do universo popular.

Já no dia 9, após as apresentações, a pesquisadora Christine Greiner – professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) – conversa com Valéria Vicente e Telma César sobre o seu processo de criação, desde as pesquisas até os treinamentos, abordando relações culturais e as suas mudanças de procedimentos com o passar do tempo.

Os dois encontros contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Corpo Presente e Movimentos da Cultura
sexta 7, sábado 8 e domingo 9 de agosto de 2015
sexta às 20h | sábado e domingo às 18h

Espaço Multiúso – 100 lugares
[duração aproximada 45 minutos (cada espetáculo)]
[indicado para maiores de 14 anos]
[com interpretação em Libras]
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe