PROGRAMA e DATAS

1º Módulo
· Apresentação do curso
· Crônica e incentivo à leitura
· Origens históricas do gênero
· Sentido original do termo
· Significado da palavra crônica
· Relação entre crônica e tempo
· Crônica como gênero jornalístico: o século XIX e o desenvolvimento do gênero
· O surgimento do folhetim
· Folhetinistas brasileiros famosos
· Leitura de textos e debate sobre divergências e convergências entre a crônica quinhentista portuguesa e a crônica moderna. Abordagem de possibilidades de uso interdisciplinar e transversal das primeiras crônicas brasileiras.


2º Módulo
· Aspectos formais e temáticos da crônica, representantes da
passagem do século XIX para o XX
· A crônica no início do século XX
· Debate sobre a responsabilidade do professor como formador de leitores, com base em texto sobre crônica e prazer da leitura
· Aspectos do folhetim-crônica do século XIX
· A crônica moderna - aspectos formais e temáticos
· Cronistas do pré-modernismo
· Leitura textos e de crônicas, com debate sobre aspectos formais e temáticos que anunciam a modernidade do gênero
· Crônica e temas transversais
· Debate sobre as possibilidades de uso interdisciplinar da crônica, com ênfase para a discussão do tema "Ética"
· Leitura de trechos dos Parâmetros Curriculares Brasileiros sobre ética


3º Módulo

· A crônica modernista - aspectos formais e temáticos
· Principais autores da crônica modernista
· A crônica moderna - aspectos formais e temáticos
· Principais cronistas contemporâneos
· A importância da crônica como formadora de leitores
· O público da crônica
· Depoimento de cronistas sobre o gênero
· Leitura e debate de crônicas e possíveis abordagens interdisciplinares e transversais em sala de aula


4º Módulo
· A crônica: gênero literário menor ou maior?
· Limites entre a crônica e outros gêneros literários
· Leitura e debate de crônicas e seus aspectos formais, temáticos e possibilidade de abordagens interdisciplinares e transversais
· Leitura de textos de apoio sobre o tema transversal "Diversidade Cultural"


5º Módulo
- Apresentação de atividades relativas a crônica realizadas pelos participantes do curso.
Em todos os encontros haverá:
· Informações sobre o panorama social, político e econômico dos períodos tratados;
· Conversa com os professores sobre suas leituras, sua realidade em sala de aula, as metodologias e os textos que costumam utilizar em aula, entre outros aspectos relativos a práticas de leitura e à educação;
· Informações sobre as mais modernas teorias sobre o gênero crônica que circulam no âmbito acadêmico;
· Informações sobre teorias a respeito de leitura e literatura atualmente debatidas no meio acadêmico;
· Demonstração de navegação na internet, utilização da mini-enciclopédia de poesia e crônica e fórum virtual do curso Crônica na Sala de Aula
· Debate sobre planejamento e atividades práticas realizados pelos professores


Datas
No primeiro semestre de 2004 serão abertas quatro turmas, sendo que duas terão como foco professores do ensino médio e duas os do ensino fundamental II e interessados em geral.

Ensino Médio

Turma período tarde (3ª feiras das 14h às 18h)
março 23 e 30
abril 06, 13 e 27

Turma período noite (4ª feiras das19h às 22h)
março 31
abril 07, 14 e 21
maio 05, 12 e 26

Ensino fundamental II e interessados

Turma período tarde (3ª feiras das 14h às 18h)
maio 25
junho 01, 08, 15 e 29

Turma período noite (5ª feiras das 19h às 22h)
abril 29
maio 06, 13, 20 e 27
junho 03 e 17


Período de inscrição
Para as duas primeiras turmas (ensino médio) a partir de 08 de março e para as outras duas (ensino fundamental e interessados em geral) a partir de 12 de abril.