Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curso Racismo e Seus Afetos

Ministrado pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves

Publicado em 15/03/2017

Atualizado às 10:46 de 03/08/2018

>>> CONFIRA OS SELECIONADOS <<<

A escritora mineira radicada na Bahia, Ana Maria Gonçalves, ministra o curso Racismo e Seus Afetos.

Tomando como ponto de partida a frase "Teoria é bom, mas não impede as coisas de existirem", do médico francês Jean-Marie Charcot, grande influenciador de Freud, a escritora propõe uma reflexão sobre o racismo como reserva de patrimônio biológico e sintoma social; como drama individual e drama coletivo, que norteia não apenas as relações brancos x negros, mas também brancos x brancos e negros x negros; como fator de segregação e de fraternidade, levando em conta suas consequências reais sobre emoções a sentimentos.

Para isso, o curso é dividido em cinco módulos, cada um abordado em um dia do curso: Solidão, Medo, Desejo, Ódio e Amor.

Inscrições

As inscrições são realizadas pelo telefone (11) 2168 1876 e acontecem de 15 a 24 de março (de terça a sexta, das 9h às 20h).

O e-mail atendimento@itaucultural.org.br será utilizado exclusivamente para a inscrição de candidatos  surdos.

Após a inscrição prévia, todos os pré-selecionados devem enviar uma carta de intenção para o e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

O resultado será divulgado no dia 31 de março neste site. Caso tenhamos selecionados que necessitem, o curso contará com interpretação em Libras.

>>> Ouça Ana Maria Gonçalves na série Escritora-Leitora

Ana Maria Gonçalves
Nascida em Ibiá (MG) em 1970, cursou publicidade e propaganda e trabalhou na área até 2001, quando começou a escrever ficção. Em 2002 mudou-se de São Paulo para a Ilha de Itaparica (BA), onde escreveu e lançou em edição de autor o romance Ao Lado e à Margem do que Sentes por Mim. Enquanto escrevia a obra, fazia a pesquisa histórica para Um Defeito de Cor, metaficção historiográfica baseada na vida de Luisa Mahin, tida como mãe do poeta Luiz Gama; o livro foi lançado pela Editora Record em 2006 e recebeu o prêmio cubano Casa de Las Americas em 2007. Ana Maria tem textos publicados em antologias em Portugal e na Itália. Morou por sete anos nos Estados Unidos, pesquisando e ministrando cursos e palestras sobre relações raciais. Como escritora-residente, ministrou leituras e cursos na Universidade Tulane (2007), na Universidade Stanford (2008) e no Middlebury College (2009), todos nos EUA. Atualmente mora em São Paulo, onde está finalizando um novo livro de ficção, Quem É Josenildo?, e duas peças de teatro, Diversos e Tchau, Querida!, além de escrever para teatro e cinema.

 

Racismo e Seus Afetos
com Ana Maria Gonçalves
segunda 3 a sexta 7 de abril de 2017
19h às 22h
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita – para participar é preciso fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 2168 1876, de 15 a 24 de março, de terça a sexta, das 9h às 20h; após a inscrição prévia, é necessário enviar uma carta de intenção para o e-mail atendimento@itaucultural.org.br

Compartilhe