Para comemorar o dia 12 de outubro, o Itaú Cultural preparou uma série de atividades para a garotada. Os espetáculos, os jogos e as brincadeiras são gratuitos e acontecem em diferentes horários durante o dia.

Das 11h às 17h, estará montado no instituto o Parque Sensorial de Bambu. Composto de estações de brincar criadas com elementos naturais, as estruturas buscam estimular sensorialmente bebês e crianças. Ainda no período da manhã, às 11h30, a atriz Letícia Liesenfeld narra façanhas de animais que devoram livros na contação de histórias Bichos com Fome de Histórias.

Atriz Letícia Liesenfeld na contação de histórias "Bichos com Fome de Histórias" - foto: divulgação / Itaú CulturalUm dos jogos presentes na atividade Jogos Tradicionais do Mundo - foto: divulgação / Itaú CulturalUm dos jogos de tabuleiro da atividade Jogos Tradicionais do Mundo - foto: divulgação / Itaú CulturalCena do espetáculo "Pescadora de Ilusão" - foto: Deboral Schcolnicestrutura do Parque Sensorial de Bambu - foto: divulgaçãoestrutura do Parque Sensorial de Bambu - foto: Paulo Pereira / Itaú CulturalBrincadeiras de Cordel - foto: Letícia Calvosa / Itaú Cultural

 

No período da tarde, das 13h às 16h, a criançada tem a oportunidade de conhecer jogos do mundo todo com a Caravana Lúdica. Quatro monitores acompanham a atividade, orientando o público quanto à época, à história e às regras dos jogos. Na sequência acontece a intervenção itinerante Brincadeiras de Cordel, da Cia. do Liquidificador. Três atores, munidos de instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público, misturando músicas, adivinhas, parlendas e versos. Serão realizadas duas apresentações, das 14h30 às 15h10 e das 15h50 às 16h30.

O dia chega ao fim com o espetáculo Pescadora de Ilusão. Inspirado no livro A Mulher que Matou os Peixes, de Clarice Lispector, conta a história de duas amigas que pedem a ajuda das crianças para conseguir perdoar a escritora por ter esquecido de alimentar os peixinhos de seus filhos, que por isso morreram.

Acompanhe a seguir mais informações sobre cada atividade.

Parque Sensorial de Bambu
Composto de estações de brincar criadas com elementos naturais e que buscam estimular sensorialmente bebês e crianças, o Parque Sensorial Natural promove o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, além de incentivar as relações afetivas entre pais e filhos.

quinta 12 de outubro de 2017
das 11h às 17h
Sala Multiúso (piso 2) e Arena
[sem distribuição de ingressos]
[indicado para todos os públicos]

Bichos com Fome de Histórias [com interpretação em Libras]
A atriz Letícia Liesenfeld conta histórias surpreendentes em que camelos devoram livros durante uma viagem no deserto e um macaco deixa o conforto de sua árvore para viver aventuras em uma aldeia próxima.
quinta 12 de outubro de 2017
das 11h30 às 12h10
Cantinho da Leitura (piso térreo)
[sem distribuição de ingressos]
[indicado para todos os públicos]

Jogos Tradicionais do Mundo
A Caravana Lúdica apresenta 14 jogos de variados tipos – quebra-cabeça, arremesso, destreza, bloqueio, captura, contagem – e de diversas regiões do mundo. Quatro monitores acompanham a atividade, orientando o público quanto à época, à história e às regras dos jogos.quinta 12 de outubro de 2017
das 13h às 16h
Sala Multiúso (piso 2) e foyer da Sala Vermelha (piso 3)
[sem distribuição de ingressos]
[indicado para todos os públicos]

Brincadeiras de Cordel
Nesta intervenção itinerante da Cia. do Liquidificador, três atores, munidos de instrumentos musicais e um grande guarda-chuva que simula um varal de cordel, interagem com o público, misturando músicas, adivinhas, parlendas e versos.
quinta 12 de outubro de 2017
das 14h30 às 15h10 e das 15h50 às 16h30
piso térreo
[sem distribuição de ingressos]
[indicado para todos os públicos]

Pescadora de Ilusão [com interpretação em Libras e audiodescrição]
Inspirado no livro A Mulher que Matou os Peixes, de Clarice Lispector, o espetáculo conta a história de duas amigas que pedem a ajuda das crianças para conseguir perdoar a escritora por ter esquecido de alimentar os peixinhos de seus filhos, que por isso morreram. A peça infantil é uma homenagem à autora, falecida há 40 anos.
quinta 12 de outubro de 2017
das 16h às 16h50
Sala Itaú Cultural (térreo) – 224 lugares
[ingressos distribuídos a partir das 14h]

 

Veja também