Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Diálogos Ausentes – junho de 2017

Encontro encerra o ciclo dedicado à literatura

Publicado em 30/05/2017

Atualizado às 10:52 de 03/08/2018

Libras

Criada para pensar a obra e a presença de artistas negros em diferentes áreas de expressão, a série encerra o ciclo dedicado à literatura.

Veja também:

>> Série abre inscrições para músicos negros

O encontro é permeado pelas questões: “Quem é o público das nossas escritas? Como o mercado editorial recebe a nossa literatura? É possível se autoproduzir e criar um espaço autônomo em que a palavra ganha corpo, voz e tessitura quando do encontro com outras linguagens artísticas? Como performar a palavra e friccionar um imaginário que desloque o mimetismo no ato de criação?”.

Compõem a mesa as convidadas Elisa Lucinda e Tatiana Nascimento, além dos artistas selecionados pela chamada aberta: Marcelo Ricardo, que apresenta seu trabalho como poeta, e Debora Garcia, representando o Sarau das Pretas. A mediação é de Diane Lima.

Elisa Lucinda é poeta, atriz, jornalista, professora e cantora. Nascida em Vitória (ES), tem 17 livros publicados, entre os quais a Coleção Amigo Oculto, de livros infantojuvenis, que lhe rendeu em 2002 o prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) por A Menina Transparente. Versos de Liberdade, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas, é um dos projetos que sua instituição, Casa Poema, desenvolve, além de cursos de poesia falada voltadas para o público geral. Seu primeiro romance, Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada, foi finalista no Prêmio São Paulo de Literatura 2015. Seu livro de poesia, Vozes Guardadas, foi lançado em novembro de 2016 e sua mais recente peça, A Paixão Segundo Adélia Prado, reabriu oficialmente o Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Tatiana Nascimento é brasiliense e palavreira: poeta, compositora, cantora, tradutora, editora de livros artesanais, zineira, blogueira, fazedora-audiovisual. Doutora em estudos da tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na interface acadêmica se interessa por poéticas, performances e políticas negras diaspóricas e em traduções de autoras e autores negros trans, lésbicas e/ou inclassificáveis. Canta no Bando Água – projeto de música e poesia autoral – e tem trabalhos como produtora cultural: em 2016 produziu o Sonora – Ciclo Internacional de Compositoras e a Feira de Publicadoras no Distrito Federal; em 2017, também no DF, a Palavra Preta – Mostra Nacional de Negras Autoras; e em Salvador o show autoral Meio Beat Meio Banzo. Em 2016 lançou Lundu, seu primeiro livro de poemas, pela Padê Editorial.

Artistas que tenham interesse em apresentar seus trabalhos no próximo ciclo do Diálogos Ausentes, dedicado à música, podem se inscrever de 1º a 14 de junho aqui. Os encontros acontecem em agosto e setembro.

Diálogos Ausentes: O Negro na Arte – Literatura
com Elisa Lucinda e Tatiana Nascimento
mediação Diane Lima
terça 13 de junho de 2017
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) 86 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do evento, com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do evento, um ingresso por pessoa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe