Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Diálogos Ausentes – setembro de 2017

Série realiza o último encontro focado na presença de artistas negros na música

Publicado em 30/08/2017

Atualizado às 12:15 de 03/08/2018

Libras

ATENÇÃO: O MC Thiago Augusto, também conhecido como Matéria Prima, não poderá comparecer ao evento. 

Em setembro será realizado o último encontro do Diálogos Ausentes com enfoque na música. A série se dedica a debater a presença de artistas negros em diferentes áreas da arte; em 2017, promoveu discussões sobre a dança e a literatura.

Para encerrar essa temática, o evento recebe a cantora e compositora Luedji Luna e o violonista Robson Miguel na conversa mediada por Diane Lima. Além deles, a também cantora e compositora Luciane Dom, escolhida a partir de chamada aberta, é uma das convidadas do debate. 

O violonista Robson Miguel é um dos maiores destaques da música brasileira e carrega em suas origens traços da própria origem do Brasil. Filho de uma mistura entre negros e índios Guarani), aproximou-se da música ainda jovem principalmente por causa do pai, maestro.

O nome africano permitiu reflexões sobre suas origens desde cedo, conta a baiana Luedji Luna, nascida em Salvador, uma das cidades com a maior população negra do país. Foi lá que passou a identificar como as questões raciais perpassam sua história e a ver como um problema o fato de não possuir referências musicais de mulheres negras: “Eu comecei a me conectar com outras compositoras e coletivos com o intuito de divulgar nosso trabalho, colocar na internet e fazer com que aquilo chegasse às pessoas. Foi um movimento muito necessário, ter essa referência, criar esses espaços de visibilidade, enxergar mulheres diferentes, com diferentes referências e origens. Foi fundamental para o meu trabalho individual”.

Acesse debates e entrevistas relacionados às edições anteriores do Diálogos Ausentes no nosso canal do YouTube. Conheça também o site do programa Ocupação dedicado a músicos negros – os sambistas Dona Ivone Lara e Cartola. No dia seguinte ao encontro, a cantora Luedji Luna se apresenta no Itaú Cultural, saiba mais aqui.

Diálogos Ausentes: O Negro na Arte – Música
quinta 14 de setembro de 2017
às 20h
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[classificação indicativa 14 anos]

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

Compartilhe